Curso sobre América Pré-Colombiana no MNE

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Professor: Diniz Conefrey

Horários: O curso decorrerá de 2 de Fevereiro a 22 de Junho 2013, aos sábados das 14.30 horas ás 17.30 horas. Terá um conjunto de 20 aulas de três horas cada, num total de 60 horas para todo o curso.

As inscrições no curso serão feitas sem entrevista até atingir o limite de vagas (20) ou terminar o prazo de inscrição, marcado para sexta feira 25 de Janeiro de 2013, no respectivo museu:

1º Módulo América do Norte e Mesoamérica. 10 sessões, 30 horas.

2º Módulo América Central e América do Sul. 10 sessões, 30 horas.

Cada módulo terá uma propina de €120.00.

Os participantes terão a opção de frequentar apenas um dos módulos ou a totalidade do curso que, nesse caso, terá uma propina de €240.00 .

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e reencaminhá-la para o endereço: mnetnologia.anabotas@imc-ip.pt.

Para mais informações contactar

Ana Botas

Museu Nacional de Etnologia

21 304 11 60/9 (tel.) – 21 301 39 94 (fax) mnetnologia.anabotas@imc-ip.pt

Objectivos gerais: estudar e analisar a história do povoamento das sociedades ameríndias que existiram no continente americano antes do contacto com o mundo ocidental. Este estudo terá incidência em quatro blocos abrangentes: a América do Norte, a Mesoamérica, a América Central e finalmente a América do Sul.

Sejam altas estruturas civilizacionais, sociedades agrícolas incipientes ou caçadores recolectores, propõe-se neste curso um olhar alargado sobre a diversidade cultural que floresceu neste contexto, numa relação com o mundo natural, transversal a todo o continente americano. Paralela e complementar à explicação teórica, serão projectadas imagens que demonstram as vastas e importantes realizações das sociedades ameríndias em vinte e cinco mil anos de história.

O curso destina-se a todos os interessados, estudantes, professores ou qualquer outra profissão que pretenda ampliar o leque da sua cultura histórica e imagética, através das sociedades originais que povoaram e construíram uma identidade única ao longo do continente americano.

No final do curso será facultado aos alunos um CD que contem, de forma resumida, tabelas cronológicas assim como sinopses da evolução social e artística relativa aos grupos mais significativos, dentro das quatro áreas abrangentes de estudo. Programa detalhado: http://quartodejade.wordpress.com/2011/10/02/a-america-pre-colombiana/

Download da ficha de incrição: aqui.

Partilhe: