Chilenos e lisboetas discutem empreendedorismo

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Lisboa recebeu nos dias 10 e 11 de janeiro uma delegação de dirigentes da Câmara Municipal Chilena de Peñalolén, numa iniciativa promovida pela Embaixada do Chile. A comitiva foi recebida na Associação Nacional de Direito ao Crédito, Accenture-Junior Achievement Portugal, Lispolis, Polo Tecnológico de Lisboa e Start-Up Lisboa e IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento.

O objectivo deste périplo internacional, que também incluiu Roma e Madrid, foi conhecer as experiências das instituições europeias, públicas e privadas, que trabalham nas áreas do empreendedorismo, formação, emprego, coesão social e no desenvolvimento de novas políticas locais de captação de investimento, para as implementar no Centro de Emprego, Formação e Empreendedorismo Yunus, em Peñalolén. “A principal missão do Yunus é reduzir os níveis de desemprego em Peñalolén, incrementar a produtividade das PME no
Município, através de acções de formação, inovação e tecnologia, fortalecendo, assim, o desenvolvimento económico da cidade”, referiu Javiera Tudela, Coordenadora Municipal do Programa de Coesão Social de Peñalolén durante a visita à Start-UP Lisboa.

Manuela Júdice, Secretária-Geral da Casa da América Latina, apresentou também os projectos da CAL no que refere à sua programação económica e empresarial e divulgou o Festival TODOS, um projecto comunitário intercultural que se enquadra também na esfera do desenvolvimento económico sustentável, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. Percorrendo o Intendente e o Martim Moniz, a delegação testemunhou como este festival se tornou uma alavanca para vários projectos de reabilitação e renovação urbana de uma zona degradada da cidade.

Partilhe: