Inscrições para Curso de Diplomacia na América Latina

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Programa
Na prossecução das actividades do Observatório Político empenhadas na consolidação do conhecimento em áreas-chave de interesse académico e profissional, o Curso Diplomacia na América Latina fornece competências científicas e profissionais no âmbito da diplomacia, permitindo a compreensão e discussão dos desafios a que a diplomacia está submetida no século XXI. No campo das relações internacionais, o paradigma que privilegia a cooperação entre povos e países é desafiado a um ritmo acelerado e intenso, obrigando a uma constante adequação e actualização em áreas – segurança, economia, cultura, entre outras – que se interligam às relações diplomáticas, especificamente na região da América Latina. Os coordenadores do curso e o Observatório Político, em conjunto com as instituições parceiras, que reconhecem a validade do projecto e se associam a ele, oferecem aos alunos uma formação avançada que promove o conhecimento aprofundado dos problemas e debates com que a diplomacia se confronta no mundo latino-americano contemporâneo.

Destinatários
Este curso tem como destinatários todos os interessados por temáticas relacionadas com a diplomacia e as organizações internacionais, nomeadamente estudantes universitários, assessores, profissionais das áreas de economia, comunicação social, história e línguas. Numa época em que a atracção pela América Latina se faz sentir pelas oportunidades dos mercados de trabalho e economias dos países desta região, este curso proporciona um conhecimento especializado para os interessados em prosseguir uma carreira profissional nesses mercados emergentes. É também um curso destinado aos que pretendem ganhar competências nos domínios da negociação em circuitos diplomáticos, que pretendam compreender as dinâmicas de trabalho em fóruns internacionais inter-governamentais ou não-governamentais, sempre com especial enfoque para a área geográfica da América Latina.

Estrutura
O curso está organizado em sessões teóricas e práticas onde a apresentação dos conteúdos será efectuada tendo em conta a análise da bibliografia indicada, assim como discussões dirigidas dos temas apresentados com os formandos. As sessões contam com a participação de académicos da área dos Estudos Políticos, bem como diplomatas de profissão, convidados a partilharem as suas experiências específicas.

Avaliação
Considera-se concluído com aproveitamento sempre que se verifique a frequência de 75% das sessões, juntamente com a avaliação realizada em aula, reflectindo a assiduidade e participação, bem como o interesse demonstrado e trabalho apresentado pelo aluno nas discussões dirigidas. Será atribuído aos alunos nesta situação um diploma de frequência no curso de formação avançada em Diplomacia na América Latina.

Consulte o programa completo do curso
Download da Ficha de Inscrição

Inscrições
Para inscrever-se no curso, deverá preencher o formulário de inscrição. Pode fazê-lo: directamente online, procedendo ao download da ficha de inscrição pessoalmente, no secretariado do Observatório Político, em Lisboa. Se optar pelo preenchimento do formulário online, deverá enviar a ficha de inscrição para geral@observatoriopolitico.pt e assim que recebermos os seus dados, procederemos à sua inscrição e enviaremos a confirmação por email, juntamente com os dados para pagamento (Multibanco, cheque ou transferência). A inscrição só será efectiva depois de efectuados todos os pagamentos devidos.

Partilhe: