Curso Diplomacia na América Latina com inscrições até 8 de outubro

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

APRESENTAÇÃO
O Curso «Diplomacia na América Latina» fornece competências científicas e profissionais no âmbito da diplomacia, permitindo a compreensão e discussão dos desafios a que a diplomacia está submetida no século XXI. No campo das relações internacionais, o paradigma que privilegia a cooperação entre povos e países é desafiado a um ritmo acelerado e intenso, obrigando a uma constante adequação e actualização em áreas – segurança, economia, cultura, entre outras – que se interligam às relações diplomáticas, especificamente na região da América Latina. Os coordenadores do curso e o Observatório Político, em conjunto com as instituições parceiras, que reconhecem a validade do projecto e se associam a ele, oferecem aos alunos uma formação avançada que promove o conhecimento aprofundado dos problemas e debates com que a diplomacia se confronta no mundo latino-americano contemporâneo.

ESTRUTURA
O curso está organizado em sessões teóricas e práticas onde a apresentação dos conteúdos será efectuada tendo em conta a análise da bibliografia indicada, assim como discussões dirigidas dos temas apresentados com os formandos. As sessões contam com a participação de académicos da área dos Estudos Políticos, bem como diplomatas de profissão, convidados a partilharem as suas experiências específicas.

DESTINATÁRIOS
Este curso tem como destinatários todos os interessados por temáticas relacionadas com a diplomacia e as organizações internacionais, nomeadamente estudantes universitários, assessores, profissionais das áreas de economia, comunicação social, história e línguas. Numa época em que a atracção pela América Latina se faz sentir pelas oportunidades dos mercados de trabalho e economias dos países desta região, este curso proporciona um conhecimento especializado para os interessados em prosseguir uma carreira profissional nesses mercados emergentes. É também um curso destinado aos que pretendem ganhar competências nos domínios da negociação em circuitos diplomáticos, que pretendam compreender as dinâmicas de trabalho em fóruns internacionais intergovernamentais ou não-governamentais, sempre com especial enfoque para a área geográfica da América Latina.

HORÁRIOS
Segundas e Quartas das 18h30 às 20h30
Sessão de Abertura: 15 de Outubro 2012
Sessão de Encerramento: 3 de Dezembro 2012

PROPINAS
15 Sessões (30 Horas)
Total do curso – 190,00
Taxa de matrícula – 12,50 Euros
Emissão de Diploma – 21,50 Euros
Os membros associados do Observatório Político beneficiam de um desconto de 15% no valor das propinas, excluindo a taxa de matrícula e emissão de diploma.

DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA
30 Horas lectivas / Teórica e Prática / Curso de Formação Avançada

COORDENAÇÃO
Coordenação Científica OP – Prof. Doutora Cristina Montalvão Sarmento
Coordenadora Executiva – Mestre Raquel dos Santos Duque

PRAZOS DE INSCRIÇÃO
Até 8 de Outubro 2012

LOCAL
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, Lisboa

ORGANIZAÇÃO
Organização: CAL e Observatório Político
Apoio: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

PLANO DE ESTUDOS
Sessão Solene de Abertura – 2h00
Da origem da Diplomacia aos nossos dias – 2h00
História Diplomática Portuguesa – 2h00
Os Desafios de Portugal na América Latina – 2h00
Relações Latino-americanas no mundo – 2h00
Diplomacia Económica e as Relações Económicas da América Latina – 2h00
Combate ao narcotráfico na região – 2h00
A Relação UE – América Latina – 2h00
Assessoria em Organizações Internacionais – 2h00
Relações China e América Latina – 2h00
Diplomacia e os Novos Meios de Comunicação: o caso Wikileaks – 2h00
Os Presidentes da América Latina – 2h00
Cimeiras Internacionais – 2h00
Dinâmicas de negociação e acção – 2h00
Sessão Solene de Encerramento – 2h00
Total: 30h00

AVALIAÇÃO
Considera-se concluído com aproveitamento sempre que se verifique a frequência de 75% das sessões, juntamente com a avaliação realizada em aula, reflectindo a assiduidade e participação, bem como o interesse demonstrado e trabalho apresentado pelo aluno nas discussões dirigidas. Será atribuído aos alunos nesta situação um diploma de frequência no curso de formação avançada em Diplomacia na América Latina.

DOCENTES
– Prof. Doutor Andrés Malamud: Investigador auxiliar no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa; professor em universidades da Argentina, Brasil, Espanha, Itália, México e Portugal; membro do comité executivo da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP) durante quatro anos.
– Prof. Doutor Armando Marques Guedes: Professor Associado com Agregação da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, desde 2005, Professor convidado do curso de Defesa Nacional do IDN e Professor convidado do Instituto de Estudos Superiores Militares.
– Prof. Doutora Cristina Montalvão Sarmento: Professora da FCSH – Universidade Nova de Lisboa, do ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e Directora do Observatório Político.
– Prof. Doutor Manuel Filipe Canaveira: Professor Agregado em Ciência Política e Relações Internacionais (História das Relações Internacionais) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL); Presidente da Comissão Pedagógica, do Departamento de Estudos Políticos (FCSHUNL); Investigador Doutorado do Observatório Político.
– Profª. Doutora Raquel Patrício Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Técnica de Lisboa; membro do Conselho Editorial da Revista Sem Correntes, da Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira.
– Mestre Carmen Fonseca Assistente convidada no Departamento de Estudos Políticos da FCSH-UNL; Doutoranda em Ciência Política e Relações Internacionais da FCSHUNL; Chefe de Redacção da revista Relações Internacionais, editada pelo IPRI-UNL.
– Mestre Eduardo Pereira Correia Professor no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), Doutorando em Ciência Política no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e Investigador Associado do Observatório Político.
– Mestre Raquel Duque Docente no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), Doutoranda em Ciência Política no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, assessora na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, Nova Iorque 2007 e Investigadora Associada do Observatório Político.
– Dr. Paulo Carvalho Vicente Doutorando em Ciência Política, especialização em Instituições e Processos Políticos (FCSH-UNL); Investigador no Centro de História da Cultura (FCSH-UNL) e Investigador do Observatório Político.
Convidados especializados: diplomatas de carreira das embaixadas dos países da América Latina em Lisboa.

CONTACTOS
Observatório Político
Av. Elias Garcia, nº 123 – 7ºEsq.
1050-098 LISBOA
Telf. 21 820 88 75
geral@observatoriopolitico.pt

Partilhe: