Inscrições para Curso de Verão América Latina Hoje

Etiquetas: , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Conferência de abertura por Carlos Quenan (Université de Paris 3), com o título: “América Latina en la crisis economica internacional: riesgos crecientes?”

Carlos Quenan
– Professeur des Universités, Sciences économiques
– Institut des Hautes Etudes de l’Amérique latine (IHEAL, Uni-versité de Paris III Sorbonne Nouvelle
– Chercheur au CREDA – UMR 7227 (responsable de l’axe Intégrations)
– Vice-Président Amérique latine, Institut des Amériques

Formation:
– Maîtrise (Licenciatura) en Économie (Faculté de Sciences Économiques et Sociales, Université Centrale du Venezuela, 1982)
– Diplôme d’Études Approfondies (DEA) « Monnaie, Banque » – UER Sciences Économiques, Université de Grenoble II, 1984
– Doctorat Sciences économiques, spécialisation « Monnaie, Finance, Banque », décembre 1987, Université de Grenoble II, décembre 1987
– HDR en Sciences économiques : « Performances macroéconomiques, transformations institutionnelles et modes de développement en Amérique latine », Jury : R. Boyer, A. Cartapanis, B. Coriat, O. Dabène, X. Richet, CEPN, Université de Paris Nord, mars 2008

Themes de recherche:
— Macroéconomie des pays latino-américains
— Intégration économique régionale
— Relations économiques internationales
— Relations Europe/Amérique latine

O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) e a Casa da América Latina apresentam a 5ª edição do curso de Verão América Latina Hoje, sobre a atualidade da América Latina.

O curso, que decorre entre 3 e 7 de Setembro próximos, será composto por módulos teóricos e práticos, destinando-se a investigadores, estudantes universitários, professores, jornalistas, diplomatas e demais interessados nesta temática. No final será atribuído um certificado de participação.

Para o dia 3 de setembro (segunda-feira) está prevista uma sessão de enquadramento histórico com Pedro Cardim (FCSH-UNL), e outra de arte pré-colombiana e culturas ameríndias por Diniz Conefrey. No dia seguinte haverá espaço para intervenções dos embaixadores latino-americanos em Portugal, para a compreensão das dinâmicas políticas, introduzidas por Andrés Malamud (ICS-UL), e para um seminário de Marcelo Moriconi (CIES-IUL) sobre a administração pública na América Latina.

No dia 5 Beatriz Padilla (CIES-IUL) falará sobre dinâmicas sociais, Sílvia Ramos (CESeC-UCM) sobre a pacificação nas favelas do Rio de Janeiro e José Caldas sobre o papel da mulher na política e nas sociedades latino-americanas. As dinâmicas económicas estarão a cargo de Mario Olivares (ISEG) no dia 6 de setembro, sucedidas por uma conferência sobre design (com Frederico Duarte), uma sessão de cinema (Os brasileiros de Philippe Barcinski) e um concerto, intitulado Cantar os Cantautores, pelo Quarteto Cancioneiro.

O curso de Verão termina no dia 7 de setembro com uma sessão sobre as dinâmicas culturais, por Sofia Sampaio (CRIA-ISCTE), e com um seminário sobre as literaturas brasileira e hispânica contemporâneas, a cargo de Juva Batella (CLEP-UL) e Isabel Branco (FCSH-UNL).

Com apoio TAL.tv
Mais informações.

Partilhe: