Paraguai consegue Dia Internacional da Amizade

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Por iniciativa paraguaia, no dia 30 de Julho celebra-se o Dia Internacional da Amizade, após resolução (A65/L.72) da Organização das Nações Unidas.

O propulsor do Dia da Amizade foi Ramón Artemio Bracho, que em 1958 fundou – em conjunto com Víctor Alfonzo Rolón, Horacio Maymi, Orlando Troncóse, Kurt Singer e Carlos Rivas – a Cruzada Mundial da Amizade. Em 1964, por Resolução do Ministério da Educação do Paraguai, o dia 30 de Julho ficou reconhecido como Dia da Amizade no país. O Dia da Amizade tem vindo a ganhar, desde então, um caráter internacional.

O Dia da Amizade não é feriado, mas é um dia festivo no Paraguai. Nas escolas, empresas, instituições, nas famílias e nos grupos de amigos, costuma-se jogar ao “amigo secreto”. Uma semana, ou dias antes, do 30 de Julho, são colocados os nomes dos participantes do jogo numa tômbola para que cada um possa retirar o nome do seu amigo secreto. Durante essa semana, existe uma caixa de correio para deixar cartas anónimas ao amigo secreto. No dia 30, faz-se uma pausa nas actividades para fazer um lanche, revelar quem é o amigo secreto e trocar prendas entre eles.

Também durante esse dia é costume os amigos trocarem mensagens, telefonemas, cartões, prendas, fazer festas e encontros em residências particulares, discotecas, bares, restaurantes, etc.

Partilhe: