Susana Baca canta no CCB a afrodiáspora para a América Latina

Etiquetas: , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

A cantora peruana Susana Baca vai apresentar o seu mais recente álbum, Afrodiaspora, no Centro Cultural de Belém. O concerto vai ter lugar no dia 10 de Maio às 21h00 e a organização conta com a participação da Casa da América Latina.

Susana Baca é muito mais do que uma grande cantora, é uma das últimas divas da música latino-americana. É poetisa, cantora dos grandes poetas da América Latina, professora, política: foi Ministra da Cultura do Peru até Dezembro de 2011. Venceu dois prémios Grammy: o primeiro, em 2002, pelo disco “Lamento Negro”; o segundo, em 2011, pela canção “Latinoamerica” em colaboração com o grupo de rap alternativo Calle 13 (Porto Rico).

Durante anos, Susana Baca apresentou a música do Peru ao mundo. Em Afrodiaspora canta o que outros mundos deram à (sua) música. Dá voz à paixão de toda a sua vida pela diáspora africana. Às canções dos afro descendentes de Cuba, Argentina, Nova Orleães, do México, da Colômbia, do Mundo. Afrodiaspora é uma viagem por séculos e continentes através da voz única de uma das mais destacadas e celebradas cantoras do mundo.

As cumbias colombianas, os tangos argentinos, o bolero – um género que espelha a mescla de culturas ibero-americanas – mas também a valsa mexicana são apenas alguns exemplos da profunda riqueza nascida do encontro de culturas tão distintas: a espanhola, a africana e as nativas-americanas, levadas de porto em porto pelos crioulos e pelos marinheiros.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=4JxPFMUuouQ]

Partilhe: