Filme chileno “De Jueves a Domingo” vence IndieLisboa 2012

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=q2KmU90wLEY]

O filme chileno De Jueves a Domingo, da realizadora Dominga Sotomayor, recebeu o Grande Prémio do IndieLisboa 2012. Na 9ª edição do festival de cinema independente mundial, o filme, que narra a viagem de um fim-de-semana em família entre Santiago e o norte do Chile, valeu à realizadora o prémio de 10 mil euros. De Jueves a Domingo é a primeira longa metragem de Dominga Sotomayor.

No filme, tudo começa numa quinta-feira, quando Lucía (de 9 anos) e o irmão Manuel (de 5) vão passar umas mini-férias com os pais, Fernando e Ana, viajando no pequeno carro da família até ao norte do Chile. O objectivo principal dos dias de viagem em família é encontrar uma pequena parcela de terra comprada há muito pelo pai de Fernando. Com isso em mente, a viagem acaba por se transformar numa espécie de despedida da vida de uma família unida, amplamente vista através dos olhos de Lucía. No carro, a mãe e o pai evitam falar directamente um com o outro e os silêncios inquietantes criam uma atmosfera tensa, embora os pais não estejam cientes de como isso afecta os filhos. Esta é a história de uma viagem em família, sob uma perspectiva distante e fragmentada, tal como é a absorvida pelo olhar das crianças.

Entre os restantes filmes premiados contam-se outros de origem latino-americana: o brasileiro Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, recebeu uma menção honrosa; o também brasileiro Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, de Rafael Urban, foi um dos quatro escolhidos para o Prémio Onda Curta; e o Grande Prémio para curta metragem foi atribuído a Kiro Russo, realizador de Juku.

Partilhe: