FESTin homenageia cinema brasileiro de 9 a 16 de maio

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Data: 9 a 16 de maio
Local: Cinema São Jorge, Lisboa

A terceira edição do FESTin decorre de 9 a 16 de maio, no Cinema São Jorge. Depois de homenagear Moçambique (2010) e Portugal (2011), o FESTin dá agora especial enfoque ao cinema brasileiro, enquadrando-se no ano do Brasil em Portugal. O ator Jardel Filho e o realizador Hector Babenco serão alvo de retrospetivas com a exibição de algumas das suas principais obras, entre as quais o celebrado Pixote – a Lei do Mais Fraco, em que Jardel Filho foi dirigido por Babenco. O realizador estará presente no festival para apresentar a obra.

Para além das duas habituais secções de competição – com 13 longas e 20 curtas-metragens – o festival integra a partir deste ano a Mostra de Cinema Brasileiro, anteriormente organizada pela Fundação Luso-Brasileira, que se subdivide igualmente em longas e curtas-metragens.

À semelhança das edições anteriores mantém-se a Mostra de Cinema para a Inclusão que, com o apoio da EDP, reúne um conjunto de 10 curtas-metragens de âmbito social, com destaque para a apresentação do projeto Quinta do Mocho. A mostra FESTin Musical e atividades paralelas, como oficinas e mesas-redondas, completam a programação.

O FESTin é produzido pela Padrão Actual, com co-produção da Fundação Luso-brasileira e da EGEAC – Cinema São Jorge. Surgiu em 2010 com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.

Para mais informações: www.festin-festival.com

Partilhe: