CCB discute obra “Bufo & Spallanzani” de Rubem Fonseca

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Data: 6 de maio às 15h00 (Entrada livre, M12)
Local: Pequeno auditório da Sala Eduardo Prado Coelho, Centro Cultural de Belém

Com a obra Bufo & Spallanzani, e tendo sido vencedor do Prémio Casino da Póvoa, atribuído no âmbito do Correntes d’ Escritas (Fev 2012), e distinguido com o Prémio Camões em 2003, Rubem Fonseca é por muitos considerado o maior escritor brasileiro vivo. As suas histórias, de ambiente policial e marcadas por forte violência urbana, são lavradas numa língua literária de alta exigência estilística.

De formação jurídica, Rubem move-se com à vontade no universo judiciário, que envolve polícias, juízes e advogados. Desde o seu primeiro romance, O caso Morel, publicado em 1973, que vem construindo uma obra marcada por um humor negro feroz, que convive com o seu universo próprio de (múltiplas) referências literárias, patente em obras como A Grande Arte (1983), Bufo & Spallanzani (1986) e O Seminarista (2009).

Programa

15:00 – Leituras da obra do Autor:
João Rodrigues
Inês Pedrosa
Carlos Mendes de Sousa
Orlando Silvestre
José Carlos Vasconcelos
Miguel Real

17:15 – Intervalo

17:30 – Projecção do Filme Bufo e Spallanzani de Flávio Tambellini
O filme será projectado em formato DVD em ecrã 6 x 4m.

Título no Brasil: Bufo & Spallanzani
Título Original: Bufo & Spallanzani
País de Origem: Brasil
Género: Drama
Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento: 2001
Estúdio/Distrib.: Conspiração Filmes
Direcção: Flávio R. Tambellini

Sinopse:
Ivan Canabrava (José Mayer) é um detective da Companhia Panamericana de Seguros que está a investigar o caso de um fazendeiro, que morreu pouco tempo depois de ter feito um seguro de um milhão de dólares. Desconfiado de que a empresa onde trabalha esteja a ser vítima de uma fraude, Ivan passa a investigar a viúva e descobre, no apartamento do casal, um sapo morto e uma planta exótica. Pesquisando sobre o assunto com a ajuda do cientista Ceresso (Juca de Oliveira) e a jovem Minolta (Isabel Guerón), Ivan passa então a envolver-se cada vez mais nas suas investigações, o que desagrada ao seu chefe (Gracindo Junior).

Partilhe: