Conferência Internacional sobre as Relações Económicas UE-Mercosul Perspectiva Luso-Brasileira

Etiquetas: , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina participou na Conferência Internacional sobre as Relações Económicas UE-Mercosul Perspectiva Luso-Brasileira, que decorreu em Lisboa, no dia 14 de Outubro, promovida pelo Eurodeputado Vital Moreira, Presidente da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu, que defendeu na sua intervenção um “acordo ambicioso”.

A conferência abriu com as perspectivas dos empresários portugueses, “confiantes nas negociações” como referiu António Saraiva, Presidente da Direcção da Confederação Empresarial de Portugal em representação da Business Europe e dos diplomatas, através do Embaixador do Brasil junto da União Europeia, Ricardo Neiva Tavares.

O programa prosseguiu com o debate sobre as relações económicas EU_Mercosul, em especial as negociações do acordo comercial, com as intervenções do seu negociador principal, João Aguiar Machado, que destacou “o papel dos agentes económicos como fundamental. Opinião semelhante expressou Alfredo Valladão, presidente do Conselho Consultivo UE-Brasil adiantando que “enquanto as empresas que são favoráveis não falarem publicamente, o acordo não será assinado. Os governos têm de sentir a pressão dos empresários”.

As perspectivas dos stakeholders e os serviços e investimentos foram os seguintes temas em debate, ficando o encerramento a cargo de Edite Estrela e Luís Yañes membro e presidente da delegação do Parlamento Europeu para as relações com os países do Mercosul repectivamente.

Partilhe: