Os dias do arco-íris de Antonio Skármeta

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

Data: 29 de Novembro
Hora: 18h30
Local: Casa da América Latina

A Casa da América Latina apresenta o último livro de Antonio Skármeta, Os Dias do Arco-Íris, editado pela Teodolito, nova chancela da Afrontamento. O livro de Skármeta, que recebeu este ano o Prémio Casamerica (Madrid, 2011) conta-nos como Nico vê levarem o pai, o professor, diante de toda a aula e recorda que a sua principal missão é fazer com que volte. A namorada, Patricia Bettini, acompanha-o na sua solidão e, numa atitude imaginativa e cheia de humor encontram o caminho para a liberdade num país cercado pela ditadura e pelo silêncio.Os dias do arco-íris

«Na quarta-feira levaram o professor Santos preso.
Nada de estranhar, nestes tempos que correm. Só que o professor Santos é o meu pai.
Às quartas de manhã temos filosofia, depois ginástica e a seguir duas aulas de álgebra.
Vamos quase sempre os dois juntos para o colégio. Ele faz o café e eu estrelo os ovos e ponho o pão na torradeira. O papá gosta do café forte e sem açúcar. Eu bebo-o traçado com leite, e embora também não lhe deite açúcar, mexo a colher na chávena como se tivesse posto.
Este mês, o tempo tem estado mau. Faz frio, cai uma morrinha e as pessoas agasalham o nariz com os cachecóis. O papá tem uma gabardina clara, de cor bege, como as dos detectives nos filmes.
Eu visto um casaco de couro preto por cima do uniforme. As gotas escorregam na pele e não conseguem molhar-me. Até ao colégio, são cinco quarteirões. Quando saímos do elevador, o papá acende o seu primeiro cigarro e vai-o fumando lentamente mesmo até à porta do liceu.
O tabaco dura precisamente até esse ponto, e então atira-o ao chão e faz-me um gesto teatral para que eu esmague a beata com o sapato. Depois entra na sala de professores para ir buscar o livro de ponto e quando entra na nossa aula pergunta onde é que tínhamos ficado, a última vez.»

ANTONIO SKÁRMETA nasceu em Antofagasta (Chile) e diplomou-se em Filosofia e Literatura na Universidade do Chile e na de Colombia, em Nova Iorque. Os seus romances encontram-se traduzidos em mais de trinta e cinco idiomas. O Carteiro de Neruda alcançou um êxito mundial e o filme baseado nele, obteve cinco nomeações para o Óscar. As suas obras obtiveram alguns dos mais prestigiosos prémios internacionais: o Prix Médicis, o Grinzane Cavour, o Elsa Morante, o Boccaccio Internacional, a Medalha Goethe e o Prémio Mundial de Literatura Infantil da Unesco. Foi embaixador do Chile na Argentina, de 2000 a 2003, e hoje vive no seu país, dedicando-se só à literatura.

clubescritores/skarmeta/home.htm
http://www.clubcultura.com/clubliteratura/

Partilhe: