Conversas no Museu – 2ª Conversa: A Biografia

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Idalina Conde

Docente na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa.
Lecciona também no Mestrado de Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL.
Investigadora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL. Paralelamente à investigação realizada no CIES, coordenou e colaborou em projectos com o OAC – Observatório das Actividades Culturais e o ERICARTS – European Institute for Comparative Cultural Research, de que foi membro co-fundador em 1993. Participou em numerosas conferências e encontros em Portugal e no estrangeiro.
É autora de diversas publicações no domínio da sociologia e da cultura sobre profissões culturais; a condição feminina nas artes; instituições, mercados, poderes, gatekeeping e política(s) nos espaços culturais; mecenato e gestão cultural; recepção e públicos. Desde 1990 tem ainda várias publicações sobre abordagens biográficas que também introduziu na sociologia portuguesa aplicada a trajectórias e singularidades da condição artística. Nesta área realizou no CIES, em 2008 e 2009, 3 edições do Curso de Verão Falar da Vida: (Auto) biografias, Histórias de Vida e Vidas de Artistas. Em 2008 promoveu e coordenou no CIES o Seminário Abordagens Biográficas, Memória, Histórias de Vida. Em Maio de 2011 também promoveu e realizou o curso Construir a Atenção: Modos de Ver e Saber na Recepção da Arte na Casa-Museu Medeiros e Almeida em Lisboa, organizado pelo CIES-IUL.

Frederico Pereira

Psicanalista. Licenciado pela Universidade de Paris-Sorbonne e com Mestrado e Doutoramento pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris) em Antropologia Normal e Patológica (com equivalência ao Doutoramento português na área da Saúde Mental). Foi Professor Catedrático no ISPA, Director, e o primeiro Reitor do ISPA-Instituto Universitario. Professor convidado na Universidade de Paris e visiting professor na Universidade de Pequim, entre outras. Foi membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Psicanálise durante cinco mandatos, dois dos quais na qualidade de Presidente. É Presidente da Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica. Foi membro do “Analytic Practices and scientific activities” da International Psychoanalytic Association. Autor de obra clinica e teórica clínica, na qual se destacam “Fairbairn and Relational Theory today ” (ed. Frederico Pereira & David Scharff), Karnac Books, e 11 volumes de Literature and psychoanalysis, ISPA, (ed. F Pereira). Tem dedicado particular atenção ao domínio da “Psicanálise dos Objectos Culturais”, como campo de fertilização mútua entre a Psicanálise e a Teoria da Cultura.
Actualmente desenvolve actividade clínica no campo da Psicoterapia e Psicanálise.

Partilhe: