CAL Economia: Setembro 2013

VILA GALÉ HOTÉIS: 25 ANOS EM PORTUGAL, 12 ANOS NO BRASIL

Em texto exclusivo para a CAL Economia, Gonçalo Rebelo de Almeida, Administrador da Vila Galé Hotéis, escreve sobre a história da empresa em Portugal (onde foi criada em 1986) e no Brasil, país onde está presente desde 2001.

____________

“O Equador é um tesouro escondido dos portugueses, que os senhores empresários não devem hesitar em descobrir”

– Diego Aulestia, Embaixador do Equador (5/7/2013)
____________

PREBUILD PATROCINA CONCERTO ‘À DESCOBERTA DA AMÉRICA IV’

A Prebuild, empresa de construção, indústria e serviços, é patrocinadora exclusiva do concerto À Descoberta da América IV, organizado pela Casa da América Latina com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Embaixada da Colômbia em Portugal e a Universidade de Lisboa.

CENÁRIOS PARA O FUTURO DA IBERO-AMÉRICA

Aprofundar a reflexão acerca dos desafios que enfrentam os países da Península Ibérica e as suas implicações na relação com a América Latina foi o mote para a conferência Cenários para o Futuro da Ibero-América, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.

EMBAIXADORES VISITAM QUINTA DA ALORNA EM SETEMBRO

A CAL e a Sociedade Agrícola Quinta da Alorna promovem no próximo dia 17 de Setenbro uma jornada de trabalho com os Embaixadores da América Latina. O encontro servirá para apresentação dos projectos daquela empresa na América Latina e análise de oportunidades de negócios noutros países.

FEIRA DE HABITAÇÃO, ARQUITECTURA E CONSTRUÇÃO NO PERU

Feira EXCON 2013 – Feira Internacional de Habitação, Arquitectura e Construção decorrerá de 1 a 5 de Outubro em Lima, no Peru. Esta importante feira da fileira da construção terá lugar no Centro de Exposições Jockey Hipódromo de Monterrico.

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO PANAMÁ

Por ocasião da visita do Presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, o Governo e a Embaixada do Panamá promoveram no dia 30 de Julho, com o apoio da CAL, da Fundação AIP, AICEP e IPDAL, um encontro com empresários sobre as oportunidades de negócios naquele país.

INTERNATIONAL BUSINESS DAY NO ESTORIL

O International Business Day juntou mais de 40 profissionais de diferentes áreas de actividade, tanto do sector público como do sector privado, para um encontro sobre a  experiência de internacionalização e os desafios que enfrentam as empresas para competir em novos mercados.

____________

“A América Latina revela grande crescimento económico e oportunidades para as empresas portuguesas. […] Os portos portugueses terão muito a ganhar com a abertura, em 2014, do canal do Panamá à passagem de cargueiros de grande porte.” 
Manuela Júdice, Secretária-Geral, em entrevista ao OJE (21/06/2013)

____________

The Social Inclusion Index 2013 (Americas Quarterly)

CEPAL destaca las relaciones América Latina – China (Infolatam)

Is the emerging market boom over? (Nouriel Roubini/Guardian)

The next step: Latin America’s growing economies (Americas Quarterly)

Centro América, la región más violenta del mundo (Infolatam)

Presidente del BID ve desaceleración china como perjuicio para economías latinoamericanas (AméricaEconomia)