CAL Economia: Junho de 2013

América Latina: Uma região com elevado potencial económico

Em exclusivo para a CAL Economia, José Manuel Botelho, do Espírito Santo Research, sublinha a importância da América Latina e enumera 10 áreas de mercado onde há oportunidades de investimento para empresas lusas.

 

“A Casa da América Latina desenvolve um inestimável trabalho de organização e coordenação das visitas dos embaixadores com a AIP e associações de industriais regionais, exportadores e importadores ou investidores

José Ignacio Korzeniak, Embaixador do Uruguai
(in Agenda Trimestral da CAL Julho-Setembro)

 

Embaixadores vêem oportunidades em Castelo Branco

O 7º road-show de embaixadores teve lugar no dia 28 de Maio na região de Castelo Branco e incluiu visitas à NERCAB, à Twintex, à Cooperativa de Produtores de Queijos da Beira Baixa e à Dielmar.

CAL visitou Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

A Casa da América Latina promoveu uma visita, no passado dia 30 de Maio, ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras com a presença dos embaixadores e cônsules latino-americanos em Portugal.

Seminário em Évora e Borba sobre negócios no Peru

A CAL, numa iniciativa com outras entidades, organiza no dia 7 de junho, em Borba e em Évora, o seminário ‘O Peru e as Oportunidades de Negócio – Setores da Pedra Natural e Indústria Alimentar’.

 

A Casa da América Latina, desde a sua fundação em 1998, desenvolve uma intensa atividade científico/cultural, com vista ao reforço dos laços de amizade e de cooperação entre Portugal e os países da América Latina. Atendendo ao actual contexto económico e em articulação com os demais parceiros e associados, empresas, embaixadas, autarquias e Ministério dos Negócios Estrangeiros, a CALdesde 2011 tem dado especial atenção às questões económicas e desenvolvido programas com empresas.

Conferências, seminários temáticos, reuniões individuais com embaixadores, divulgação de eventos empresariais envolvendo os países latino-americanos, visitas/road-shows de embaixadores a empresas portuguesas. Em articulação com a Associação Industrial Portuguesa-Câmara Comércio e Indústria e as Associações Empresariais Regionais, mostramos o que Portugal tem de melhor, tentando que se criem novas parcerias empresariais na América Latina e contribuindo para o esforço de captação de investimento para Portugal.

A CAL constitui-se como facilitadora de contactos, de conhecimento mútuo, promotora de encontros, que no meio empresarial podem significar uma efectiva oportunidade de negócio. Não hesite em contactar-nos.

 

 

 

A Aliança do Pacífico acelera a integração económica na América Latina (El País)De que serve ao México ser o país com mais livre comércio do mundo? (BBC)

CEPAL: Países devem investir em desenvolvimento receitas de recursos naturais (Infolatam)

Mobilidade social na América Latina: doença crónica?(AmericaEconomía)

América Latina, uma oportunidade desaproveitada para a Europa (Rogelio Núñez / Infolatam)

Amnistia Internacional reconhece melhoria nos direitos humanos na América Latina (Efe)

Unasur: Situação e tendências para uma agenda de desenvolvimento regional (Infolatam)

Dez coisas que não sabe sobre as relações entre os EUA e a América Latina (Americas Quarterly)