CAL Economia: Julho 2013

A AMÉRICA LATINA NA EMEL

Texto exclusivo para a CAL Economia escrito por António Júlio Almeida, Presidente da EMEL, Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa. António Júlio Almeida lembra a visita organizada com a CAL que levou Embaixadores latino-americanos à EMEL.

__________________________________________

“No contexto de crise que assola Portugal, a Europa e o Mundo, há muito que a América Latina deixou de ser parte do problema, passando a ser parte da solução. Em cada país há diferentes oportunidades para as empresas portuguesas. Ousem de novo atravessar o Atlântico”
– Néstor Popolizio, Embaixador do Peru
(NERBE-AEBAL, Road-show em Beja, 22 de Março)

__________________________________________

INTERNATIONAL BUSINESS DAY COM APOIO DA CASA DA AMÉRICA LATINA

A Linking Business Partners, empresa de consultoria luso-espanhola, organiza para a próxima sexta-feira o International Business Day, a ter lugar no Tamariz Beach Club do Estoril. A iniciativa conta com o apoio e a participação da CAL.

DEBATE SOBRE FUTURO DA IBERO-AMÉRICA NA GULBENKIAN

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul organiza para 8 e 9 de Julho, na Fundação Calouste Gulbenkian, o seminário ‘Cenários para o Futuro da Ibero-América’, que contará com a presença do Presidente da CAL, António Costa, e do Vice-Presidente Luís Bento dos Santos.

PARAGUAI EM CRESCIMENTO ECONÓMICO ORGANIZA EXPO 2013

A cidade paraguaia de Mariano Roque Alonso vai ser, de 6 a 21 de Julho, palco da 32ª edição da Expo Feira Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços. A iniciativa gera expectativa num período em que se prevê um crescimento económico de cerca de 13% para o Paraguai.

EXPOALIMENTARIA 2013 EM OUTUBRO NO PERU

A feira internacional ‘Expoalimentaria 2013’ vai decorrer de 15 a 17 de Outubro em Lima, a capital do Peru. Esta feira do sector agro-alimentar, onde produtos portugueses como o azeite, o vinho, queijos e enchidos terão lugar de destaque, é das mais importantes a nível internacional.

EMPRESÁRIOS DA COLÔMBIA VISITARAM CASTELO BRANCO

A InovCluster-Associação do Cluster Agro-industrial do Centro recebeu em Castelo Branco, no dia 22 de Junho, um grupo de empresários da Colômbia, do sector da importação e distribuição alimentar. A missão empresarial foi organizada pela InovCluster e apoiada pela Casa da América Latina.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO NO PERU DEBATIDAS EM BORBA E ÉVORA

Borba e Évora foram no dia 7 de Junho o palco de uma iniciativa intitulada ‘O Peru e as oportunidades de negócio nos sectores da pedra natural e indústria alimentar’O evento, que contou com a presença do Embaixador do Peru, Nestor Popolizio, foi organizado com a CAL.

__________________________________________

“A CAL, atendendo ao actual contexto económico e em colaboração com os seus parceiros e associados – empresas, embaixadas, autarquias e Ministério dos Negócios Estrangeiros -, dá especial atenção às questões económicas, promovendo conferências, seminários temáticos, reuniões individuais com embaixadores, eventos empresariais envolvendo os países latino-americanos e visitas/road-shows de embaixadores a empresas portuguesas. Em articulação com a AIP-CCI e as Associações Empresariais Regionais, mostramos o que Portugal tem de melhor, tentando que se criem novas parcerias empresariais na América Latina e contribuindo assim para o esforço de captação de investimento para Portugal. A CAL é facilitadora de contactos e promotora de encontros que no meio empresarial podem significar uma efectiva oportunidade de negócio. Contactem-nos” 
– Manuela Júdice, Secretária-Geral da CAL
(NERCAB, Road-show em Castelo Branco, 28/05/2013)

__________________________________________

Banco Mundial prevê crescimento mais lento em 2013 (Infolatam)

Crescimento nas zonas francas poderá gerar milhares de empregos (El Nacional)

América Latina alcançará nível de bem-estar dos países mais ricos em 2052 (El País)

Investimento estrangeiro na região caiu 2% em 2012 (Reuters)

Relatório afirma que América Latina será a despensa de alimentos do planeta (AmericaEconomía)

Escolas de Buenos Aires passam a ensinar a Língua Portuguesa (Buenos Aires Ciudad)