CAL Economia: Janeiro de 2013

A Sardinha à procura de novos mares

Em testemunho exclusivo para a newsletter CAL Economia, o CEO da Sardinha Comunicação, Nuno Simões, descreve o investimento da empresa no mercado chileno e refere o que entende ser necessário para o sucesso na internacionalização.

América Latina: o que esperar em 2013

Para além dos vários processos eleitorais, a América Latina terá outros pontos de interesse no ano que agora inicia. Entre eles o andamento das reformas económicas no México e em Cuba, escreve a Infolatam.

América Latina 2013: uma economia a três velocidades

A economia latino-americana não será afetada pela turbulência económica internacional e crescerá em 2013 mais do que sucedeu em 2012. Ainda assim, esse crescimento não será homogéneo nos vários países que compõem a região.

Colômbia lidera grandes apostas de investimento

Diário Económico noticia que a América latina está a atrair grandes grupos económicos portugueses. A região junta-se a África e à China na lista dos principais focos de investimento do setor privado luso.

A América Latina é cada vez mais de classe média

A Comissão Económica da ONU para a América Latina e as Caraíbas (ECLAC) publicou a notícia encorajadora de que a América Latina tem uma classe média cada vez maior. Há cada vez menos pessoas na pobreza hoje do que há três décadas.

Mostra do Imobiliário Português no Brasil segue para São Paulo em 2013

Face ao sucesso da primeira edição, que decorreu em Dezembro no Rio de Janeiro, a Mostra do Imobiliário Português no Brasil vai chegar a outras cidades. São Paulo será o próximo destino, em data a definir entre Abril e Maio de 2013.

Ensino Superior, investigação e crescimento sustentável na América Latina

Para o Infolatam, Carlos Malmud descreve as importantes transformações políticas e sociais decorridas na região ao longo da última década. Mas deixa a nota: será que o atual ciclo económico negativo poderá vir a afetar o investimento?

O socialismo latino-americano colide com os interesses indígenas

Ensaio em inglês no In These Times argumenta, recorrendo a entrevistas em comunidades indígenas, que o modelo socialista aplicado na região choca com a questão da propriedade e dos direitos indígenas aos recursos naturais.

Construtoras do Minho unem-se para sobreviver à crise

Um grupo de empresas de construção do Minho uniu-se para concorrer a projetos em conjunto e assim ultrapassar a crise que o setor atravessa em Portugal. O objetivo do Projeto Construir Oportunidades 2013 é exportar mais.

Sonhando com o El Dorado

Longa reportagem em língua inglesa sobre La Rinconada, uma povoação peruana onde mineiros escavam em busca de ouro e uma adolescente tenta ter uma educação. O texto reflete sobre a heterogeneidade socioeconómica do Peru.

Brasil terá o mais baixo crescimento económico da América do Sul

O crescimento económico brasileiro terá a média anual mais baixa entre 2011 e 2013, segundo uma análise publicada pelo diário Folha de São Paulo, que assinala a economia peruana como a mais dinâmica da região.