CAL Economia: Fevereiro de 2013

A ISA e a aposta estratégica nos mercados da América Latina

Em ensaio exclusivo para a CAL Economia, a direcção da ISA Sul América lembra as várias etapas da aposta da empresa no mercado latino-americano, evidencia o potencial da região para o investimento privado e dá conta do quão apreciados são os seus serviços de telemetria e sistemas de medição.

Embaixadores latino-americanos reúnem com empresários em Leiria

Depois de Santarém, Coimbra, Évora e Braga, a região de Leiria foi o destino escolhido para o mais recente road-show económico e empresarial da Casa da América Latina com Embaixadores latino-americanos. O road-show foi promovido pela CAL com a Associação Industrial Portuguesa.

Saber mais: Leiria acolhe road-show com os Embaixadores latino-americanos (Texto CAL)

Chilenos e lisboetas trocam experiências nas áreas de empreendedorismo e coesão social

Uma delegação de dirigentes da Câmara Municipal de Peñalolén, no Chile, visitou Lisboa numa iniciativa promovida pela Embaixada chilena. A Secretária-Geral da Casa da América Latina, Manuela Júdice, aproveitou a ocasião para apresentar a programação económica e empresarial da CAL.

Paraguai anuncia concurso público para obras públicas no valor de 300 milhões de dólares

O ministro das Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Enrique Salyn Buzarquis, anunciou a execução de um pacote de projectos de obras públicas com um valor aproximado a 300 milhões de dólares. O investimento é garantido pela emissão de bonds soberanos do país.

CEPAL pede relação mais equitativa entre América Latina e Europa

Na sessão inaugural da 1ª Cimeira CEPAL-UE, em Santiago do Chile, Secretária Executiva da Comissão Económica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, disse desejar a construção de “uma relação mais simétrica, equilibrada e equitativa com a Europa”.

Saber mais: Relatório “La Unión Europea y América Latina y el Caribe: Inversiones para el crecimiento, la inclusión social y la sostenibilidad ambiental (PDF CELAC)  |  CEPAL: As PME podem dinamizar a relação entre a União Europeia e a América Latina (Infolatam)  |  Problema das expropriações na América Latina marca cimeira chilena (El País)

Lucros do Santander em 2012 descem, América Latina vale 50%

O Banco Santander Totta, associado cooperante da Casa da América Latina, fechou 2012 com um lucro de 2,2 milhões de euros, 59% menos do que no ano anterior. A América Latina representa 50% do lucro do banco, cabendo 26 pontos percentuais ao Brasil, 12 ao México e 6 ao Chile.

América Latina representa 10% do PIB mundial, segundo o BID

O economista-chefe do Departamento de Investigação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, José Juan Ruiz, garantiu que em 2013 a América Latina crescerá a um ritmo médio de 3,6%, seis décimas mais do que em 2012.

Mais notícias: Peru é o país latino-americano que melhor resistirá a um eventual colapso económico mundial  (AmericaEconomia)  |  Mujica: “Não conter a inflação é prejudicar os mais vulneráveis” (Clarín/Argentina)  |  Petrobrás perdeu 40% de valor em apenas três anos (Estadão/Brasil)  |  Rio de Janeiro aproveita Jogos Olímpicos para atrair investimento (AmericaEconomia)  |  China é uma praça interessante para os investimentos latino-americanos (Juan Carlos Ríos/AmericaEconomia)  |  Mexico: analisas baixam prognóstico de inflação e aumentam o de crescimento (AmericaEconomia)