CAL Cultura #1 – Julho/Agosto 2014

Mario Vargas Llosa DoutorHonoris Causa pela UNL

O escritor Mario Vargas Llosa vai receber, no dia 22 de Julho, o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa. Com o apoio da CAL.

Curso de Verão ‘América Latina Hoje’ – Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o curso América Latina Hoje, organizado pela CAL com o ISCTE-IUL, e que vai decorrer de 15 a 19 de Setembro.

Ano Cortázar
prossegue com concerto de Schvetz

Daniel Schvetz assinala, a 26 de Julho, o centenário do nascimento de Cortázar com um concerto com a fadista Mísia e o Coro de Câmara de Lisboa.

Projecto BABEL – Candidaturas até 31 de Outubro

Estão abertas até 31 de Outubro as candidaturas do projecto apoiado pela CAL. Para graduação, pós-doutoramento e pessoal administrativo.

CAL apoia concerto de Diego Gil-Fortoul no Cinema São Jorge

A não perder: Diego Gil-Fortoul apresenta o álbum A Prueba de Bala no Cinema São Jorge, em Lisboa, no dia 10 de Julho às 21h30. Com o apoio da CAL.

CAL transmite
meias finais do Mundial 2014

Em parceria com a MEO e a Sagres, a CAL vai transmitir em directo o Brasil x Alemanha (dia 8 às 21h00) e o Holanda x Argentina (dia 9, 21h00).

Eusébio e craques latino-americanos em exposição

Pelé, Maradona, Yazalde, Di María e Falcao são alguns dos jogadores com fotografias expostas na CALaté 31 de Julho. Em parceria com A BOLA.

Radrigán dá palco a quem procura “um lugar onde existir”

No Teatro D. Maria II, o dramaturgo chileno Juan Radrigán falou dos obstáculos sociais sobre os mais pobres, que têm destaque na sua obra.

Agentes turísticos conheceram
Patagónia Única

A Secretaria de Turismo de Ushuaia apresentou, naCAL, a estratégia de turismo da região da Patagónia. Veja aqui o vídeo da campanha.

Discutidas relações entre Portugal e a Venezuela

Paulo Lima, Cindy Rodríguez, Diego Gil-Fortuil e Fátima Valcárcel debateram, na CAL, as relações sociais e culturais entre os países.

Letras

“Ele era como o Peru, Zavalita, a certa altura tinha-se fodido. Pensa: em que altura? De fronte ao Hotel Grillón, um cão vem lamber-lhe os pés: põe-te a mexer, não vás estar raivoso. O Peru fodido, pensa, Carlitos fodido, todos fodidos.”
– Mario Vargas Llosa,Conversa na Catedral (Dom Quixote, 1997, 9)

Sugestão

No Volver by Chakall, o famoso cozinheiro argentino preparou um menu que o faz voltar a casa através de sabores que lhe recordam a infância, e onde mantém o que de melhor preparou nos últimos anos. A não perder, no Lumiar, este restaurante aberto de segunda-feira a sábado (clique para saber mais).

Na Rede

1) O Museu Guggenheim de Nova Iorque tem umaexposição de 40 artistas da América Latina.
2) Como foi o Gabojornalista?
3) Reportagem sobre os famosos mineiros sobreviventes do Chile.
4) A Festa Literária de Paraty, no Brasil, está a chegar.