Porque investem os estrangeiros em Portugal?

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Porque investem os estrangeiros em Portugal? E quanto pagam pelo ‘Made in Portugal’ ou por marcas comerciais portuguesas? São as duas perguntas lançadas e respondidas por Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, no artigo de opinião publicado a 7 de janeiro no Diário de Notícias e que a CAL sugere que leiam na íntegra. Brilhante Dias, afirma que dar resposta a estas questões depende em grande medida do país que se quer construir e os postos de trabalho que conseguimos criar.

Portugal tem feito uma trajetória admirável na captação de investimento estrangeiro. A AICEP bateu em 2021 recorde de investimento apoiado (2,7 mil milhões de euros) – o que acontece pela terceira vez em quatro anos – e marcas de relevância e impacto global têm escolhido o nosso país para investir e reinvestir. A Google, a Microsoft, a Cisco, a Repsol, a PSA/Stellantis, grandes corporações nas indústrias das energias renováveis e da fileira do carro elétrico (ex. a BorgWarner) são disso exemplo. Portugal entrou, em 2020, pela primeira vez, para o top 10 do ranking promovido pela consultora EY das economias da UE que mais captam projetos de investimento direto estrangeiros (IDE). 

A resposta central às perguntas enunciadas pode estar ainda em dois elementos fundamentais, nos quais Portugal se tem empenhado, e que vão além dos determinantes geográficos e dos recursos naturais: a qualidade das instituições e dos recursos humanos. 

Leia o artigo completo: https://www.dn.pt/opiniao/porque-investem-os-estrangeiros-em-portugal-14468364.html

Partilhe: