OCDE revê PIB da Zona Euro em alta e prevê crescimento de 5,3% em 2021

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Apesar de ter revisto em baixa o crescimento mundial e dos Estados Unidos, a OCDE está mais otimista com a recuperação da economia na Zona Euro.

A Organização para o Comércio e o Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu em alta as previsões económicas para a Zona Euro em 2021 e 2022, e reviu ligeiramente em baixa o crescimento mundial e dos Estados Unidos. Para este ano, a revisão é de um ponto percentual, o que significa que o conjunto dos 19 países do euro vai crescer 5,3%. Em 2022, o crescimento do PIB europeu será de 4,6%, avançou a instituição esta terça-feira.

Este maior otimismo da OCDE com a economia europeia acompanha a revisão em alta feita pelo Banco Central Europeu (BCE) há duas semanas e reflete os dados do PIB do segundo trimestre e os indicadores avançados do terceiro trimestre. A recuperação económica na Europa está a ser mais rápida do que o esperado, graças à aceleração do processo de vacinação, que colocou os países europeus no topo do ranking mundial, e ao controlo da pandemia durante o verão, apesar da variante Delta.

Assim, após a contração de 6,5% em 2020, a economia da Zona Euro vai crescer 5,3% este ano e 4,6% em 2022, cimentando a retoma da crise pandémica e recuperando muito mais rapidamente deste impacto do que da crise financeira e da crise das dívidas soberanas, estima a OCDE.

Nesta atualização das previsões económicas da OCDE, Portugal não é abrangido. Em maio, a organização previa um crescimento do PIB português de 3,7% em 2021 e de 4,7% em 2022.

Fonte: OCDE revê PIB da Zona Euro em alta e prevê crescimento de 5,3% em 2021 – ECO (sapo.pt)

Partilhe: