Portugal entre os países que mais exportou na Zona Euro

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

As exportações da Zona Euro dispararam em junho deste ano com Portugal a registar um desempenho positivo e a ficar entre os países que mais cresceram.

A zona euro registou em junho um excedente de 18,1 mil milhões de euros no comércio de mercadorias com o resto do mundo, face aos 20 mil milhões no período homólogo, segundo dados publicados esta sexta-feira pelo Eurostat. Portugal está entre os países que mais venderam ao exterior, com um aumento de quase 30%.

Segundo as primeiras estimativas do gabinete oficial de estatísticas da UE, em junho passado as exportações de bens da zona euro para o resto do mundo atingiram os 209,9 mil milhões de euros em junho, uma subida de 23,8% face a junho de 2020 (169,6 mil milhões de euros), “um mês afetado pelas medidas introduzidas pelos Estados-membros para lutar contra a Covid-19”.

Em junho de 2021, em comparação com junho de 2020, todos os Estados membros registaram um grande aumento das exportações extracomunitárias. Os maiores aumentos foram registados em Malta (+65,4%), Grécia (+47,3%) e Chipre (+45,7%). Já Portugal foi o sétimo país nesta lista, com um aumento de quase 30% das exportações para fora da União Europeia em junho.

No entanto, as importações desde o resto do mundo também registaram um forte aumento, até maior, de 28,2%, crescendo de 149,6 mil milhões em junho do ano passado para 191,8 mil milhões em junho deste ano, pelo que o excedente comercial da zona euro fixou-se nos 18,1 mil milhões, ainda assim aquém do valor registado um ano antes (20 mil milhões).

Fonte: Portugal entre os países que mais exportou na Zona Euro – ECO (sapo.pt)

Partilhe: