CEPAL: América Latina e Caribe cresce 5,2% em 2021, mas não conseguirá reverter os efeitos adversos da pandemia

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

Num recente relatório, a CEPAL, Comissão Económica para a América Latina e Caribe, elevou a estimativa de crescimento regional em 2021 para 5,2%, como resultado de uma retoma, mas que não assegura um crescimento sustentado. Alerta ainda para os impactos sociais da crise que se agravaram e perdurarão durante a recuperação. A taxa 5,2% denota uma importante recuperação face à profunda contração de 6,8% registada em 2020, como consequência dos efeitos adversos produzidos pela pandemia da COVID-19. 

Esse aumento não conseguirá assegurar um crescimento sustentado, alertou a CEPAL em documento intitulado O Paradoxo da Recuperação na América Latina e no Caribe. Um crescimento com persistentes problemas estruturais: desigualdade, pobreza, pouco investimento e baixa produtividade, que foi apresentado pela Secretária-Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, numa conferência de imprensa virtual onde instou os governos a manter políticas de apoio de emergência, fortalecendo uma reativação que seja sustentável no tempo, mais justa, igualitária e amiga do ambiente.

“Precisamos de políticas para uma recuperação transformadora com ênfase no investimento. Políticas industriais e tecnológicas para impulsionar o crescimento de setores mais intensivos em tecnologia e geradores de emprego de qualidade. Reestruturar os sistemas de saúde e educação. Sustentar as transferências, universalizar um apoio básico de emergência, implementar subsídios contra a fome, assegurar um acesso mínimo a uma rede digital, fortalecer o apoio às PMEs, impulsionando políticas transversais e setoriais para avançar rumo a um novo modelo de desenvolvimento”, declarou.

FonteCrecimiento de América Latina y el Caribe en 2021 no alcanzará a revertir los efectos adversos de la pandemia | Comunicado de prensa | Comisión Económica para América Latina y el Caribe (cepal.org)

Partilhe: