Candidaturas abertas para o Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas 2021

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas abriu a sua convocatória de 2021, que terminará a 25 de junho. O prémio, que conta com 150 mil dólares americanos, foi instituído em 1991 e reconhece a trajetória de um escritor vivo com valiosa obra de criação em qualquer género literário – poesia, romance, teatro, conto ou ensaio – cujo meio de expressão seja espanhol, catalão, galego, francês, italiano, romeno ou português. A cerimónia de entrega do prémio acontecerá durante a inauguração da 35ª edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Na edição de 2020, o Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas foi atribuído à escritora portuguesa Lídia Jorge, candidatura proposta pela Casa da América Latina.

As candidaturas ao Prémio FIL podem ser feitas por instituições culturais ou educacionais, grupos e associações, bem como grupos de interessados em literatura. Os membros do júri podem ainda propor candidatos de acordo com os procedimentos e prazos fixados na convocatória. Os candidatos devem ser submetidos através do formulário de candidatura disponível no site da FIL (www.fil.com.mx).

Podem ser candidatos ao Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas, autores de obras literárias de qualquer género, sem distinção de nacionalidade ou sexo, cuja produção literária seja composta por obras originais e de autoria original que gozem do reconhecimento da crítica internacional. As candidaturas serão encerradas a 25 de junho e o vencedor será anunciado até 30 de agosto de 2021, através de entrevista coletiva em Guadalajara. O júri do Prémio, que terá a tarefa de julgar o contributo da globalidade dos trabalhos dos candidatos, será constituído por sete escritores ou críticos literários de destaque.

Fonte: https://www.fil.com.mx/prensa/boletin.asp?ids=1&id=2687

Partilhe: