Seminário de Especialização América Latina Hoje 2021 – Trabalho vencedor estuda união das nações sul-americanas

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

Decorreu no mês de janeiro o 12º Seminário de especialização América Latina hoje, com organização conjunta da Casa da América Latina (CAL) e do Centro de Estudos Internacionais do Iscte (CEI-Iscte). É um curso intensivo e multidisciplinar que aborda as dinâmicas socioeconómicas, políticas e culturais da América Latina.

Tendo como objetivo geral a compreensão da presente realidade da região nas suas múltiplas dimensões, em particular na relação com o espaço transatlântico, apresenta um programa conformado por seminários concentrados nessas disciplinas, assim como conferências de especialistas ou protagonistas.

Como vem acontecendo ao longo dos anos, também o curso deste ano contou com  professores, investigadores, empresários, autoridades institucionais e diplomatas especializados na América Latina.

Na 12ª edição deste seminário, a Casa da América Latina decidiu atribuir um prémio com o valor pecuniário de 150€, ao melhor ensaio apresentado pelos alunos, assim como a sua publicação na íntegra.

Dos vários trabalhos apresentados, foram selecionados os 4 melhores, depois apreciados pelo júri, constituído por  Manuela Judíce, Marcelo Moriconi, Cátia Miriam Costa e Luís Nuno Rodrigues.

O trabalho vencedor, da responsabilidade de Ana Luísa Prado da Silva, chama-se “União de Nações Sul-Americanas: Da Construção ao Colapso Institucional”.

Pode ser consultado aqui: “União de Nações Sul-Americanas: Da Construção ao Colapso Institucional”

Os outros 3 trabalhos selecionados para a fase final de apreciação do júri, podem ser consultados nos links abaixo:

“Biopolítica em Cuba” | “Un Panorama del lítio en Bolivia – desafios y consecuencias de su explotación” | “Género e Representação Política: Análise da Ley de Cuotas no Uruguai”

A Casa da América Latina conversou com Luís Nuno Rodrigues, professor catedrático e Diretor do Centro de Estudos Internacionais e do Mestrado em Estudos Internacionais do ISCTE, sobre esta parceria e a importância deste seminário.

Partilhe: