A América Latina e o Caribe terão crescimento positivo em 2021, mas não será suficiente para recuperar os níveis de atividade económica pré-pandemia.

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

No seu Balanço Preliminar das Economias da região, a CEPAL prevê uma contração média de -7,7% para 2020 – a maior em 120 anos – e uma recuperação de 3,7% em 2021.

A região da América Latina e Caribe terá uma contração de -7,7% em 2020, mas terá uma taxa de crescimento positiva de 3,7% em 2021, devido principalmente a um arraste estatístico que, no entanto, não será suficiente para recuperar os níveis de atividade económica pré-pandemia do coronavírus (em 2019), indicou a CEPAL no seu Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2020, um dos principais relatórios anuais da Comissão das Nações Unidas, apresentado pela sua Secretária-Executiva, Alicia Bárcena.

Segundo o documento da Comissão Económica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), num contexto de contração global, América Latina e Caribe é a região mais atingida do mundo em desenvolvimento pela crise derivada da COVID-19. Na década anterior à pandemia, a região apresentava uma trajetória de baixo crescimento e em 2020 enfrenta uma combinação de choques negativos de oferta e procura sem precedentes, o que se traduz na pior crise económica dos últimos 120 anos.

Embora os importantes esforços fiscais e monetários realizados pelos países tenham permitido mitigar os efeitos da crise, as consequências económicas e sociais da pandemia foram exacerbadas pelos problemas estruturais que a região arrasta historicamente. Para o ano de 2021 espera-se uma taxa de crescimento do PIB positiva que reflete fundamentalmente um arraste estatístico, mas, a recuperação do nível do produto interno bruto (PIB) pré-crise será lenta e só será alcançada por volta do ano de 2024.  

“A dinâmica do crescimento em 2021 está sujeita a uma elevada incerteza relacionada com o risco de surtos da pandemia, da agilidade para produzir e distribuir as vacinas e da capacidade para manter os estímulos fiscais e monetários para apoiar a demanda agregada e os setores produtivos. Avançar para um crescimento sustentável e inclusivo exige uma transformação produtiva para setores ambientalmente sustentáveis, que favoreçam a geração de emprego e a inovação tecnológica”, afirmou Alicia Bárcena.

As fragilidades e fraturas estruturais históricas da região, o seu limitado espaço fiscal, a desigualdade, a escassa cobertura e acesso à proteção social, a elevada informalidade do trabalho, a heterogeneidade produtiva e a baixa produtividade são centrais para entender o alcance dos efeitos da pandemia nas economias da região, as suas dificuldades para implementar políticas que mitiguem esses efeitos e os desafios na hora de empreender uma retoma económica sustentável e inclusiva.

Antes da pandemia, a região já apresentava um baixo crescimento económico: em média 0,3% no período de 2014-2019, e especificamente em 2019 uma taxa de 0,1%. Com a chegada da pandemia, foram somados a esse baixo crescimento económico os choques externos negativos e a necessidade de implementar políticas de confinamento, distanciamento físico e fechamento das atividades produtivas, que fizeram com que a emergência sanitária se materializasse na pior crise económica, social e produtiva vivida pela região. A contração da atividade económica foi acompanhada por um aumento significativo da taxa de desocupação, que é prevista em torno de 10,7% em 2020, uma profunda queda da participação no mercado de trabalho e um aumento considerável da pobreza e da desigualdade.

De acordo com as projeções apresentadas pela CEPAL, a América do Sul apresentou uma contração de -7,3% em 2020 e crescerá 3,7% em 2021. A América Central cairá -6,5% em 2020 e expandir-se-á 3,8% este ano . Já o Caribe registou uma contração de -7,9% em 2020, prevendo-se um crescimento de 4,2% em 2021.

O documento da CEPAL enfatiza que, para evitar que a região persista em sua dinâmica de baixo crescimento, são necessárias políticas fiscais e monetárias expansivas junto com políticas ambientais e industriais que permitam as transformações estruturais de que a região necessita e promovam um desenvolvimento sustentável.

Fonte: CEPAL

Partilhe: