Desafios e novos cenários para hotéis boutique para 2021

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A Revista Soy Caribe Premium e a Casa da América Latina organizaram o 6º fórum online “Desafios e novos cenários para hotéis boutique”, dia 10 de dezembro, contando com a participação de responsáveis máximos de hotéis de luxo/boutique

Lydia Peréz, wow & Lovemark Manager Cool Rooms Hotels (Espanha), Ignacio Peñalver, gerente Manager das Casas del XVI (República Dominicana) e Gonçalo Rebelo de Almeida, CEO do Grupo Vila Galé Hotéis (Portugal) demonstraram como o setor hoteleiro e mais concretamente os Hotéis boutique se conseguiram reinventar num contexto de crise pandémica.

“Os hotéis foram os primeiros a reagir e a implementar medidas rigorosas de higienização e limpeza, algo que não foi difícil, dadas as características e o rigor das normas de limpeza, normais para o setor. O que foi efetivamente difícil e um grande desafio foi aprender a sorrir com máscara e manter o bom acolhimento, afetivo e acolhedor ao cliente, fundamental neste tipo de atividades e manter o distanciamento, cumprindo todos os protocolos de segurança. Outro grande desafio foi manter as equipas a funcionar, dando-lhes formação e a pensar em outras áreas de negócio que possam ser interessantes para o Grupo. Tivemos tempo para repensar estratégias”, afirmou Gonçalo Rebelo de Almeida.

Para Lydia Peréz, os hotéis boutique com menos quartos e um serviço mais personalizado, geraram mais confiança e permitiram testar novas estratégias, oferecer aos clientes formas de fazer teletrabalho num espaço mais acolhedor que a casa de cada um, mas “vivemos um tempo de reinvenção, com muito menos dinheiro e muito mais trabalho. Trabalhamos como nunca, testámos soluções tecnológicas que não sendo urgentes, agora foram prioritárias. A criatividade foi a nossa melhor arma”, explicou a diretora de Comunicação do Grupo que partilhou um novo investimento em Portugal, um Hotel na cidade do Porto.

“Voltar a gerar confiança foi outro dos nossos desafios. Sem turistas internacionais, Casas del XVI, que privilegia a proximidade com o cliente, o toque e o contato afetivo dos caribenhos, teve que se reinventar, conseguindo obter a mesma proximidade e trato personalizado, mas com todas as medidas e protocolos de segurança” afirmou Ignacio Peñalver. Igualmente salientou, como parte das vantagens que oferecem os hotéis boutique nestes novos cenários, está a especialização de serviços personalizados, garantia de uma capacidade limitada, segurança e acompanhamento em todos os processos dos hóspedes, possibilitam uma experiência memorável.

A sessão teve ainda a participação de Cristina Valério (coordenadora económica, Casa da América Latina) e a excelência da moderação de Crismeidy Ureña, diretora da Revista Soy Caribe Premium.

O objetivo principal deste evento era dar a conhecer em primeira mão as estratégias, desafios e perspetivas para 2021 destes hotéis boutique e como se reinventaram durante a pandemia. O webinar terminou com uma nota de confiança e esperança em 2021. Acreditando na criatividade e na qualidade dos oradores presentes, na vacina que se espera, cremos que vai ser possível a retoma do setor.