Programa cultural para o mês de dezembro

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Como todos os que se encontram condicionados pela pandemia da COVID-19, a Casa da América Latina continua a reinventar a forma como divulga a cultura dos países da América Latina, orientando-se nesta nova fase para conteúdos acessíveis online, ou conteúdos presenciais que assegurem todas as condições de segurança.

Poderá aceder a vários tipos de manifestações artísticas e culturais da América Latina, para apreciar e descobrir a diversidade e riqueza da sua música, cinema, artes cénicas, literatura, imagens, sons e artes visuais, todo o património que a define e projeta para o mundo.

Aproveite os museus e galerias, espetáculos e participe no debate de ideias.

Partilhe com a sua família e amigos a experiência da cultura latino-americana.


5 a 11 de dezembro

CINEMA

Doclisboa – “Espaços de Intimidade”

6 de dezembro, 10h30
CULTURGEST – GA

Narciso em Férias
Ricardo Calil, Renato Terra
2020 • Brasil 

A 13 de Dezembro de 1968, a ditadura militar do Brasil passou o Acto Institucional n.º 5, que marcou o começo da fase mais repressiva e violenta do regime. Duas semanas mais tarde, o cantautor Caetano Veloso foi preso. Cinquenta anos depois, faz um retrato íntimo e detalhado dos seus dias na solitária, recorda e interpreta canções que marcaram o período do seu encarceramento e revisita acontecimentos dolorosos. Caetano também apresenta informação nova produzida pela ditadura sobre as razões da sua detenção, ajudando a explicar a brutalidade arbitrária desse período da história brasileira.

7 de dezembro, 11h00
CINEMA IDEAL

Persona Perpetua
Javier Bellido Valdivia
2020 • Peru

Uma abordagem intimista à experiência da doença de Alzheimer numa mulher de 95 anos e a sua relação com o que a rodeia. A tensão entre a lucidez e a demência configurará uma nova noção de pessoa, capaz de viver 

MÚSICA

De un mismo barrio

6 de dezembro, 15h00 / on-line, desde Santa Fe, Argentina

De un mismo barrio

Dia dos Direitos Humanos e da Restauração da Democracia

TEATRO

Historia de la Sangre
Teatro La Memoria – Chile

A montagem desta obra foi o resultado de um trabalho de investigação em prisões e hospitais psiquiátricos do início dos anos 90, onde foram recolhidos os testemunhos de autores de crimes passionais.

LITERATURA

18ª Festa Literária Internacional de Paraty

3 a 6 de dezembro, online

A 18ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) decorre em formato virtual devido à pandemia de coronavírus. A programação será composta por mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais, além de vídeos gravados.

Bernardine Evaristo, Caetano Veloso, Pilar Quintana, Itamar Vieira Junior e Regina Porter estão entre os convidados.

ARTE

“Made by…Feito por Brasileiros”, uma invasão de criatividade

Exposição em São Paulo com obras de cerca de cem artistas celebraram o poder inspirador do Brasil.

Uma verdadeira invasão criativa revitalizou pavilhões, corredores e jardins do antigo Hospital Umberto Primo, também conhecido como Hospital Matarazzo, fazendo-os pulsar novamente e insuflando energia criativa naquele antigo e poético complexo de edificações. Trata-se da primeira fase do renascimento do espaço antes do início de sua renovação e transformação em ícone do turismo e da cultura da cidade de São Paulo.

A exposição, que ocorreu em 2014,  reuniu obras de cerca de cem artistas de diferentes países, metade deles do Brasil. Ainda ostentando as marcas do tempo e do abandono, os prédios antigos foram ocupados pela energia irreverente da arte contemporânea. Passado e presente reunidos para evidenciar um novo olhar sobre estas edificações.


12 a 18 de dezembro

CINEMA

XI Mostra do Cinema da América Latina

10 a 15 de dezembro, Cinema São Jorge

O Cinema São Jorge recebe mais uma Mostra do Cinema da América Latina, com uma dezena de obras que mostram a diversidade do cinema da região. Entre outros, destaca-se Ema, do chileno Pablo Larraín, nome maior do cinema sul americano; Boca de Ouro, do brasileiro Daniel Filho; e Las Buenas Intenciones, da argentina Ana García Blaya. A mostra depois parte para o Auditório do Solar da Música, em Loulé, entre 18 e 21 de fevereiro.

MÚSICA

COLCHA DE RETAZOS, por Maria Mulata.

12 a 14 de dezembro, online

Concerto animado para meninos e meninas

O  espetáculo é uma jornada musical que vai desde a euforia do Caribe, à nostalgia da Amazônia, até aos sons emocionantes do Pacífico colombiano.

Maria Mulata, além do espanhol, interpreta as suas canções em crioulo sanandresano, em portuñol e na língua palenquera. É uma das artistas mais promissoras e versáteis da música colombiana.

TEATRO

O Beijo no Asfalto

Um atropelamento. Um homem cai no asfalto, em plena Praça da Bandeira, no centro do Rio de Janeiro. Na sua agonia, pede um beijo a outro homem que correu em seu auxílio. O beijo acontece, o atropelado morre e o testemunho do beijo dado por Arandir, vivido pelo ator Anderson Negreiro, dá início a uma sucessão de acontecimentos que levarão sua história a um desenlace trágico.

Considerada uma das principais obras de Nelson Rodrigues (1912-80), “O Beijo no Asfalto” desmascara, com visceralidade, as raízes da sociedade brasileira, suas características, vícios e estigmas mais profundos. A montagem tem direção de Bruno Perillo e foi transmitida do palco do Sesc Santana sem a presença do público na plateia e dentro de todos os protocolos de segurança.

LITERATURA

Jorge Amado e o tribunal das redes

Itamar Vieira Junior escreve sobre Jorge Amado e o tribunal das redes.

Um texto que é testemunho da generosidade de um escritor fundamental para a nossa literatura.

Pode ler no Rascunho, jornal literário brasileiro.

ARTE

Octavio Medellín (1907–1999)

Octavio Medellín (1907–1999) foi um escultor e artista mexicano-americano, mais conhecido pelas suas obras de arte de influência mexicana no Texas. Medellín acreditava que “a arte sincera deve ser elementar e próxima da terra” e esforçou-se para criar uma arte influenciada pelas “pessoas comuns e pela vida quotidiana”, não por “política” ou “ideias sofisticadas”.

Ao longo dos anos 1930 e Na década de 1940, o trabalho de Medellín consistia em várias pinturas e esculturas que agora estão numa exposição e biblioteca digital nas coleções especiais de Bywaters da Southern Methodist University.


19 a 25 de dezembro

CINEMA

Mostra Latino-Americana de Curtas

O Memorial da América Latina, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Secretaria de Relações Internacionais lançam a Mostra Latino-Americana de Curtas, que conta também com o apoio e realização da Organização Social Amigos da Arte. A proposta é exibir curtas metragens dos países latino-americanos para promover a divulgação da produção cinematográfica contemporânea da região. Os filmes serão exibidos pela plataforma cultura em casa, de 1 a 20 de dezembro.

Cada noite da Mostra será dedicada a um país latino-americano, com a exibição de até no máximo cinco títulos por país. Já estão confirmadas as participações de curtas do Paraguai, Nicarágua, República Dominicana, Argentina, Equador, Uruguai, México, Cuba e Brasil.

MÚSICA

Muito Prazer, Meu Primeiro Disco

O Sesc Pinheiros, no contexto da sua programação digital, apresenta Muito Prazer, Meu Primeiro Disco, projeto idealizado pelo jornalista e escritor Lucas Nobile, em curadoria conjunta com o musicólogo e jornalista Zuza Homem de Melo, mediação de Adriana Couto e produção de Ercilia Lobo.

O projeto revisita os primeiros trabalhos de grandes nomes da história da música brasileira. São álbuns de estreia que, já nesse momento inicial, se mostram relevantes e consistentes e revelam marcas da trajetória posterior dos artistas. A cada episódio, um artista musical é entrevistado por Zuza e Nobile, sempre com a mediação de Adriana Couto, quando contarão um pouco sobre o processo de criação e produção do disco, compartilhando ainda histórias e memórias afetivas da obra visitada.

TEATRO

Processo de criação de Emerger

Registro do processo de criação de Emerger, performance do destacado coreógrafo chileno José Vidal, onde mais de uma centena de dançarinos (profissionais e amadores) do Chile, Alemanha, Japão, Grécia, Dinamarca e Turquia se reuniram para visitar diferentes bairros de Santiago e celebrar a força do movimento coletivo.

LITERATURA

12 livros de escritoras latino-americanas publicadas no Brasil nas últimas décadas

Projetos como Leia Mulheres, formados por um grupo de leitoras, estão a espalhar-se por diversas cidades do Brasil.

Em São Paulo, a biblioteca pública Cora Coralina, inaugurada em 2015, é a primeira biblioteca feminista brasileira. Estas iniciativas têm contribuído para visibilizar a literatura produzida por mulheres, partilhando leituras e circulando obras ainda pouco conhecidas.

Fazendo coro a estas propostas, o Brasil de Fato organizou uma lista de 12 livros de escritoras latino-americanas publicadas no Brasil nas últimas décadas, entre eles, quatro publicados em 2018.

ARTE

Espiando o diário de Frida Kahlo

Frida Kahlo não apenas escrevia no seu diário – também desenhava. Aprenda mais sobre a artista através de algumas das suas páginas.

A vida de Frida Kahlo foi expressa através do seu trabalho. Um olhar cronológico sobre as suas obras proporciona uma compreensão dos eventos que mudaram sua vida: paixões, motivações, deceções e desejos. A pintura era catártica. No entanto, escrever e ter um diário também a ajudou a estabelecer um relacionamento consigo mesma e a encontrar uma maneira de expressar as suas aflições durante os últimos dez anos da sua vida.


26 de dezembro a 1 de janeiro

CINEMA

Coleção Latino-Americana

Surpresas do Novo Mundo, Filmin
Explore a coleção de 48 títulos disponíveis no Filmin.

TEATRO

Pichintún

Teatro de rádio • 31m

A história de amizade entre La Pichintún, uma menina titanossauro pertencente à enorme espécie Argentinosaurus, e seu descobridor, Dr. Walter Díaz, chega em formato de drama radiofônico. É uma história que conta como La Pichintún foi encontrada no sul do Chile e como misteriosamente renasceu para exigir ser protegida pela humanidade do presente. Tudo graças ao apaixonado trabalho científico realizado por uma equipe de paleontólogos, mobilizados pela necessidade de entender como era a vida na Terra há milhões de anos.

Desde que voltou a respirar, La Pichintún procurou incansavelmente a sua família pelas ruas do atual Chile, exigindo ajuda para não desaparecer como a sua, ninguém sabe por quê. É assim que esse dinossauro percorre as ruas da cidade, interagindo com os transeuntes e a vida urbana, enquanto tenta responder junto com seu amigo Walter Díaz porque os dinossauros foram extintos do planeta em um contexto de transformação brutal.

La Pichintún, cujo nome deriva do mapudungun Pichi, que significa pequeno, nos convida mais uma vez a observar-nos como espécie em relação com a natureza e a  perguntar-nos: para onde vamos?

LITERATURA

Latinicidade e literatura

Com 20 países, a América Latina reúne um rico e singular conjunto de características culturais, étnicas, políticas, sociais e económicas, que dificilmente encontraremos em outras partes do mundo.

Dessas terras nasceram gênios das artes, da música e principalmente da literatura. Do México à Argentina, a Estante Virtual reuniu escritores que contaram grandes histórias e nos lembram que somos todos hermanos latinos.

ARTE

Museu Histórico Nacional do Chile

O Museu Histórico Nacional do Chile está instalado na vanguarda dos museus chilenos com um tour virtual 360 ° por todas as suas salas e envolvente. O percurso permite que o museu chegue a um maior número de pessoas, desde qualquer parte do mundo, posicionando-se como uma ferramenta educacional para crianças em idade escolar, bem como para adultos.

O percurso permite o acesso ao museu a partir de computadores, telefones e tablets e oferece imagens panorâmicas em 360 graus. Poderá explorar as salas, os detalhes arquitetónicos e a torre Benjamín Vicuña Mackenna. Em conjunto, apresenta descrições de algumas obras e objetos da exposição permanente, que complementam o conteúdo curricular dos visitantes das escolas e dos interessados em descobrir mais sobre a história deste país.

Partilhe: