Cerimónia de entrega do Prémio Científico Mário Quartin Graça

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

No próximo dia 16 de Dezembro, às 16h, decorre a entrega oficial do Prémio Científico Mário Quartin Graça, uma parceria entre o Banco Santander e a Casa da América Latina.

A cerimónia será on-line devido às condições de pandemia que o país atravessa.

Ana Rita Sousa, Ricardo Zimmermann e Monia Branco são os vencedores deste que é o 11º ano de edição do prémio, e distinguem-se por trabalhos inovadores realizados nas áreas da escrita, do desempenho das empresas e nos biocombustíveis.

Ana Rita Sousa, de nacionalidade portuguesa, venceu na categoria de Ciências Sociais e Humanas com a tese “Mecânica de uma personagem: paisagem, escrita, autoria”, apresentada na Universidade de Coimbra. O júri destacou o seu estudo inovador sobre dois escritores contemporâneos: a portuguesa Maria Gabriela Llansol e o chileno Roberto Bolaño, acrescentando que a tese incide nas várias estratégias textuais que cada um desses escritores desenvolveu no decurso da sua trajetória e, em especial, nos processos de construção das suas personagens.

Ricardo Zimmermann, de nacionalidade brasileira, destacou-se na categoria Ciências Económicas e Empresariais com a tese “Inovação e gestão da cadeia de abastecimento: estratégias, capacidades e o efeito do alinhamento sobre o desempenho das empresas” realizada na Universidade de Aveiro. Neste caso, o júri considerou uma investigação particularmente inovadora, não só por demonstrar diferenças na aplicação e nos resultados relativamente à adoção de estratégias de gestão, como também por confirmar o impacto que as capacidades de inovação podem ter no desempenho empresarial e o efeito moderador das estratégias de gestão das cadeias de abastecimento.

Monique Branco, de nacionalidade brasileira e portuguesa, foi a vencedora da categoria de Tecnologia e Ciências Naturais, com o trabalho “Análise quantitativa da sustentabilidade para a terceira geração de biocombustíveis utilizando dados de processo de uma biorrefinaria de microalgas”, elaborado na Universidade do Porto e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Um estudo que pretendeu analisar a composição bioquímica e a viabilidade técnico-económica de uma biorefinação, em escala piloto ao ar livre sob condições naturais no Chile, para produção de biocombustíveis e compostos de alto valor.

Ao vencerem as respetivas categorias, cada investigador recebe um prémio pecuniário de 3.000 euros

O Prémio Científico Mário Quartin Graça tem promovido o mérito das teses de doutoramento, em especial, das que demonstram interesse para as Universidades de Portugal ou da América Latina, ou que resultam, na sua elaboração, da colaboração entre os dois lados do Atlântico.

Partilhe: