Seminário online “A União Europeia e o Mercosul como parceiros estratégicos comerciais. Acordo UE-Mercosul”

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

18 de novembro
16h30
Seminário online (gratuito)
INSCRIÇÃO / PROGRAMA

A Fundación Euroamérica e a Casa da América Latina convidam para o Seminário online “A União Europeia e o Mercosul como parceiros estratégicos comerciais. Acordo UE-Mercosul”, que terá lugar no dia 18 de novembro às 16h30 (Lisboa), com a participação do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.

No passado dia 28 de junho, a União Europeia e os Estados membros que compõem o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) assinaram um acordo político com vista a um acordo comercial ambicioso, equilibrado e completo, benéfico para ambas as partes. A assinatura deste grande acordo, após vinte anos de negociações, representa um claro compromisso com o livre comércio, baseado em regras estáveis e previsíveis, contra a proliferação de protecionismos em outras partes do mundo, bem como uma grande oportunidade de crescimento económico e de emprego para as duas partes signatárias.

Os objetivos são claros: a eliminação de taxas alfandegárias, o que beneficiará as empresas de ambas as regiões, principalmente as pequenas e médias, facilitando a sua integração nas grandes cadeias de valor; o fortalecimento dos direitos dos trabalhadores; aumento à proteção do meio ambiente, promovendo uma ação responsável por parte das empresas, bem como a manutenção de elevados padrões de segurança alimentar.

Embora pendente de ratificação pelos Estados-Membros da UE e pelo Parlamento Europeu, o Acordo criará um novo mercado de bens e serviços de 780 milhões de consumidores e quase 1/4 do PIB mundial, com uma normativa transparente, simplificada e consensual.

Partilhe: