Centro Interpretativo do Vinho de Talha abre portas ao público

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A Câmara Municipal da Vidigueira, associado da Casa da América Latina, deu mostras do seu dinamismo inaugurando, a 11 de novembro, o Centro Interpretativo do Vinho de Talha (CIVT). Trata-se de um espaço de interpretação, de difusão científica e tecnológica e de divulgação do património imaterial relacionado com o saber-fazer daquele produto ancestral. Este novo equipamento municipal, situado na freguesia de Vila de Frades, concelho de Vidigueira, pretende transmitir aos visitantes as memórias, as vivências e as experiências relacionadas com o vinho de talha e com as gentes que ciclicamente fizeram chegar esta tradição aos dias de hoje.

O visitante será convidado a descobrir cheiros e aromas, os sons da vinha, as paisagens do concelho de Vidigueira, os provérbios e o cante que, em conjunto, formam a alma do vinho de talha.

Tudo isto através de uma espaço expositivo, cuja narrativa utiliza tecnologia de realidade aumentada, que conta a história do vinho de talha, dos tempos dos romanos à atualidade, e percorre o ciclo produtivo, começando pela cultura da vinha no campo, passando pela produção nas talhas nas adegas e terminando numa taberna.

O presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Rui Raposo, salientou a importância do CIVT no âmbito da estratégia da autarquia na promoção do território e na liderança do processo, que envolve outros municípios e entidades, para a candidatura da produção artesanal de vinho de talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou numa mensagem enviada à CMV, a criação deste Centro não só como um passo firme na concretização dessa candidatura, mas também como um exemplo de que o país não pára, “Vidigueira e Vila de Frades estão a criar futuro, para bem de Portugal”.

CIVT aberto todos os dias excepto à segunda-feira e nos seguintes feriados: 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 25 de abril, feriado municipal, 25 de dezembro.

Contactos

Telefone: 284 441 211; Email: civt@cm-vidigueira.pt

Partilhe: