“Três Vezes Cem”: Casa da América assinala centenário de Clarice Lispector, Mario Benedetti e Olga Orozco

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

23 de novembro, 18h, na Casa da América Latina (Transmitido em direto da Casa da América Latina para o Facebook):
Leituras de excertos dos autores por Emília Silvestre, Francisco Gomes e Filipa Leal

24, 25, 26 e 27 de novembro, 18h, a partir do Facebook da Casa da América Latina:
Conversas online sobre os autores

PROGRAMA COMPLETO


Neste ano de 2020 assinala-se o centenário de três grandes nomes das letras latino-americanas: Clarice Lispector (10 de Dezembro de 1920), Mario Benedetti (14 de Setembro de 1920), e Olga Orozco (17 de Março de 1920).

A Casa da América Latina assinala esta data redonda e celebra o legado deixado por três autores que marcaram uma época dos seus países e do mundo com a obra publicada.

Clarice Lispector, brasileira, considerada um dos vultos maiores da literatura do século XX, Mario Benedetti, uruguaio, poeta, escritor e ensaísta, e Olga Orozco, argentina, poeta, escritora, jornalista, autora de vários livros e vencedora de vários prémios literários, dentro de fora de portas.

O ciclo “Três Vezes Cem” quer celebrar a obra destes autores a perceber a importância que tiveram e têm no panorama da literatura latino-americana.

Para isso, a Casa da América Latina organizou um programa quase exclusivamente online (à exceção da cerimónia de abertura do ciclo), com curadoria de Pedro Rapoula, que vai decorrer entre os dias 23 e 27 de Novembro.

O programa inclui conversas sobre os autores, com intervenientes conhecedores da importância de cada um destes nomes para a literatura mundial, e também leituras de excertos da obra de cada um. Além disso, para fechar o ciclo Três Vezes Cem, convidámos Alberto Manguel para conversar com o jornalista Pedro Santos Guerreiro sobre a literatura latino-americana.

Estão, portanto, todos convidados a sintonizar-se no Facebool da Casa da América Latina, entre os dias 23 e 27 de Novembro, para assistir às sessões online, com especial atenção para a sessão de dia 23 novembro, às 18h, onde poderão assistir em direto, a partir da sede da Casa da América Latina, à abertura deste ciclo com o evento “3 VOZES PARA 3 POETAS”, em que Emília Silvestre lerá Clarice Lispector, Francisco Gomes lerá Mario Benedetti, e Filipa Leal lerá Olga Orozco. Todas as leituras serão acompanhadas pelo bandoneon de Carla Algeri.

Partilhe: