Programa cultural para o mês de outubro

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Como todos os que se encontram condicionados pela pandemia da COVID-19, a Casa da América Latina continua a reinventar a forma como divulga a cultura dos países da América Latina, orientando-se nesta nova fase para conteúdos acessíveis online, ou conteúdos presenciais que assegurem todas as condições de segurança.

Poderá aceder a vários tipos de manifestações artísticas e culturais da América Latina, para apreciar e descobrir a diversidade e riqueza da sua música, cinema, artes cénicas, literatura, imagens, sons e artes visuais, todo o património que a define e projeta para o mundo.

Aproveite os museus e galerias, espetáculos e participe no debate de ideias.

Partilhe com a sua família e amigos a experiência da cultura latino-americana.


5 a 11 de outubro

CINEMA

O Pântano

Cinema Nimas
10 outubro: 19h

A Medeia Filmes apresenta As Mulheres da Câmara de Filmar (5 a 27 outubro), um ciclo de 12 filmes realizados por autoras fundamentais para a história do cinema e para a afirmação do olhar feminino na sétima arte.

Pode ver O PÂNTANO (2001) de Lucrecia Martel (ARG), no dia 10 de outubro, às 19h.

“O Pântano”, primeira longa-metragem de Lucrécia Martel, ganhou o Prémio Alfred Bauer para Melhor Primeira Obra no Festival de Berlim e o Prémio de Melhor Argumento em Sundance.

MÚSICA

CUMBIA RITUAL – Danza de Lobos

10 de outubro – 18h30, Rua da Torrinha 110 | Porto

“Voltamos com mais um ritual Cumbiambero, neste querido outubro.
Mais um ritual para nosso corpo, para ao fogo e para a dança!
Preparemos para receber aquele outono que vem aí, aqueles dias mais obscuros onde o fogo vai ser fundamental, dançar com aqueles lobos que vivem em nós!
Sejam bem-vindos todos os lobos e lobas do norte!
Ritmos Cholulteka, volta com mais cumbia de norte a sul, e com muita coisa nova a mostrar!”

Lotação Limitada!
40 Entradas.
BILHETES NA PORTA
8 Cumbias

TEATRO

El apellido comienza conmigo – VARIACIÓN 2

Obra audiovisual inédita a partir da compilação de todo o material filmado para o documentário que seria El apellido comienza conmigo da artista peruana Chaska Mori. Uma remontagem que vai do documentário ao teatro e do teatro ao documentário, voltando às origens.

LITERATURA

Maanu Schlegel

Conheça o canal de Maanu Schlegel, um chileno que integra a música com a sua poesia, para melhor transmitir o seu mundo poético.Encontrará concertos de jazz fusion, uma das suas músicas favoritas e poesia de outros poetas proeminentes.

ARTE

Museo Moderno: arte para disfrutar em casa

O Museu de Arte Moderna de Buenos Aires lançou seu novo #MuseoModernoEnCasa, um programa semanal de oferta cultural e educacional desenvolvido à velocidade da luz por artistas e intelectuais argentinos para convidar à reflexão sobre o momento presente.

A partir de um trabalho conjunto entre as áreas curatorial, pedagógica e editorial do Museu, a cada semana é apresentado um problema que se abre a um leque de questões, investigações e interpretações do mundo e, nesta reflexão, são convidados os mais diversos artistas e intelectuais argentinos para construir e enriquecer a conversa.

A cada semana, o Museu Moderno apresenta um quadro teórico de trabalho, destaca obras de artistas argentinos, convoca depoimentos de artistas e intelectuais, recomenda leituras para aprofundar a reflexão e organiza palestras com artistas e académicos das mais variadas disciplinas.

Na área educacional, para famílias, professores e todas as comunidades e públicos do Museu há propostas (tutoriais, atividades e materiais pedagógicos) para desfrutar e aprender em casa.

Bem-vindo a #MuseoModernoEnCasa!


12 a 18 de outubro

CINEMA

Arte, Tecnologia e Política com Enrique Rivera

Assista à conversa sobre Arte, Tecnologia e Política com Enrique Rivera, curador, gestor cultural, presidente da Corporação Chilena de Vídeo e Artes Eletrônicas. Um olhar sobre o papel da Arte no mundo contemporâneo e nas sucessivas crises que a humanidade terá de enfrentar.

MÚSICA

Diego el Gavi

Diego el Gavi volta ao palco do Avenew e traz-nos a essência do flamenco explorada através do jazz latino e dos ritmos quentes da música cubana.

Diego El Gavi
Victor Zamora (piano)
Luati Gonzalez (percussão)
10 €
Lugares Limitados.
Informações e reservas: +351 926 174 024

TEATRO

La Segunda Vida de un Dragón

Guillermo Calderón tinha que apresentar Dragon no GREC Festival 2020, uma história sobre um grupo de artistas que se encontram para criar a obra que os deve consagrar. 

O enredo suscita uma reflexão sobre o oportunismo e a violência pelo dramaturgo e encenador chileno com longa trajetória internacional. 

No El Grec, vemos uma cápsula audiovisual feita expressamente para o festival, que cruza elementos deste espectáculo com o contexto político do Chile atual e as consequências da pandemia.

LITERATURA

Feira Internacional do Livro Virtual Cali 2020

De 15 a 25 de outubro, acontecerá a ‘Feira Internacional do Livro Virtual Cali 2020’.

Esta nova versão da Feira permitirá cruzar fronteiras a partir do conforto do local que o público escolher para se conectar. Este é um evento literário gratuito, para todos os públicos, a realizar em homenagem ao médico, jornalista, antropólogo, folclorista e escritor Manuel Zapata Olivella.

A expectativa é reunir mais de 90 expositores, entre editoras, distribuidores e livreiros locais, nacionais e internacionais, que apresentarão sua oferta editorial e elementos relacionados a livros e leitura, por meio de roteiros virtuais de comércio.

A ‘Feira Internacional Virtual do Livro Cali 2020’ (FIL) terá cerca de 450 convidados e mais de 350 eventos, que podem ser vistos tanto no seu portal web como através do Facebook, YouTube e Twitter.

ARTE

Museo de Arte Moderno Chiloé – Centro Activo de Arte Contemporáneo

Esta nova versão de VUTAMUSEO, exposição que acontece todos os anos em coordenação com a Rede de Museus de Chiloé, é a primeira exposição virtual do MAM. 

O novo formato deve-se à contingência de saúde que se vive hoje no mundo, porém a instalação virtual acompanha muitas das amostras físicas de futuras exposições do MAM em paralelo. 

Pode apreciar 6 exposições em diferentes formatos.


19 a 25 de outubro

CINEMA

Doclisboa 2020

O Doclisboa regressa em 2020 com um formato que se adapta ao contexto atual. Esta edição será dividida em módulos, entre os meses de outubro 2020 e março 2021.

Com este novo modelo, o Doclisboa não será segmentado pelas suas secções habituais, mas cada momento será antes guiado por uma ideia orientadora sob a qual estarão filmes que trazem consigo a habitual diversidade formal e temática. O primeiro momento do festival acontece de 22 de outubro a 1 de novembro.

A 18ª edição do festival abre com Nheengatu – A Língua da Amazónia, de José Barahona, uma estreia mundial que acontece na Culturgest e que conta com a presença do realizador.

O filme de José Barahona, numa coprodução luso-brasileira que segue o rasto de uma “língua imposta às populações indígenas pelos primeiros colonizadores portugueses que desembarcavam no Brasil no século XV”, explica o festival.

MÚSICA

Música na América Latina e Música da América Latina: Todas Latino-Americanas?

Com o tema “Música na América Latina e Música da América Latina: Todas Latino-Americanas?” surge a 4ª edição das Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-americana). O evento será dedicado à reflexão sobre as concepções contemporâneas das práticas musicais latino-americanas, seus repertórios, seus fazeres teóricos, seus arquétipos referenciais, seus materiais composicionais e suas identidades reais e construídas.

Neste ano, o evento será realizado on-line, ampliando a possibilidade de participação de interessados de todos os cantos do mundo.

As comunicações serão disponibilizadas em plataforma digital de 11 a 24 de outubro, e, durante este período, haverá um fórum de debate ao qual participantes e autores terão acesso.

TEATRO

Apasionados: Tryo Teatro Banda

Média-metragem documental em que o realizadorr de cinema e televisão Cristián Leighton acompanha este grupo durante uma viagem pela região da Araucanía em 2004.

LITERATURA

Uma viagem literária pela América Latina

Octavio paz escreveu em O Arco e a Lira que a nada distingue a literatura argentina da uruguaia, nem a mexicana da guatemalteca. “A literatura é mais ampla do que as fronteiras”, conclui o escritor.

Basta uma leitura atenta dos escritores latino-americanos para sentirmos esses limites imprecisos. Brasileiros, colombianos e cubanos têm seus estilos distintos e diferenças linguísticas, mas eles seguem uma mesma trilha, permeada por uma mesma identidade.

Para os que desejam mergulhar nos clássicos latino-americanos, Beatriz Novick, professora de pedagogia, letras e história, preparou para o SESC São Paulo, uma lista de indicações para iniciantes. 

ARTE

São Paulo Street Art

A coleção São Paulo Street Art para o Google Art Project apresenta um conjunto de obras expostas nas ruas de São Paulo.

Este primeiro conjunto de obras fotografadas reúne 89 artistas representados por 189 obras espalhadas pelo centro expandido da cidade de São Paulo.


26 de outubro a 1 de novembro

CINEMA

Memória Chilena 
Quem tem medo de Salvador Allende?

Coleção Filmin

Santiago, Itália
Nanni Moretti · Documentário
Através de vários testemunhos, o documentário retrata o golpe de Estado de Pinochet em Setembro de 1973 e a embaixada de Itália em Santiago, no Chile, que acolheu centenas de refugiados.

A Força e a Razão
Roberto Rossellini · Documentário
Entrevista que Roberto Rossellini realiza ao candidato à presidência do Chile, Salvador Allende. Entrevista foi transmitida na RAI pouco depois do assassínio do Presidente Allende.

Tony Manero
Pablo Larraín · Drama
Chile 1978: no duro e opressivo regime de Pinochet, um homem nos seus cinquentas entrega-se à fantasia de que é o rei do disco sound da “Febre de Sábado a Noite” Tony Manero…

Post Mortem
Pablo Larraín · Drama
Uma fascinante crítica política através um trabalhador de uma morgue que se envolve com uma dançarina de cabaré nos dias que seguem ao golpe de estado militar chileno.

Não
Pablo Larraín · Drama
Em 1988, o ditador militar chileno Augusto Pinochet foi forçado a convocar um referendo sobre a sua presidência: o país votaria SIM ou NÃO?

Neruda
Pablo Larraín · Biopic, Drama
Uma perspectiva “nerudiana” sobre o famoso poeta chileno Pablo Neruda, um visão criativa sobre a função, mas do que a vida, de um dos maiores poetas do século XX, símbolo de liberdade.

Nostalgia da Luz
Patricio Guzmán · Documentário
No deserto de Atacama, no Chile, enquanto os astrónomos procuram vida extraterrestre, um grupo de mulheres procura dos restos dos seus familiares vítimas da brutal ditadura Chilena

O Botão de Nácar
Patricio Guzmán · Documentário
O oceano é a maior fronteira do Chile e contém toda a história da Humanidade, Alguns dizem que a água tem memória. Este filme mostra que também tem voz.

MÚSICA

EXIB Música

29 a 31 de outubro

Como resultado da pandemia COVID-19, a organização exibproject.org, como muitas outras organizações do setor, foi obrigada a adiar a edição 2020 da feira Ibero-americana de Música EXIB Música.

A VI Edição de EXIB Music assume o desafio virtual e apresenta uma proposta de programação mista dedicada a explorar novas práticas colaborativas. En Clave de Futuro é o título da edição LIVE EXIB Music 2020, dedicada à Economia Colaborativa.

TEATRO

50 anos Aleph Theatre

Óscar Castro fundou o Teatro Aleph em Santiago em 1968 com outros estudantes. Autodidata e politicamente ativo, Aleph escreveu e executou uma série de obras musicais e produziu programas satíricos para a televisão chilena. Em digressão pela França na época do golpe de setembro de 1973, a companhia apresentou La Trinchera del Supertricio (uma alegoria do golpe militar) em outubro de 1974. Como resultado, vários atores da empresa foram detidos, interrogados e torturados: dois desapareceram durante o interrogatório e outros dois (Óscar Castro e sua irmã Marieta) foram internados em campos de concentração por dois anos. Durante sua estada, Óscar criava uma nova peça toda semana para as “sextas-feiras culturais” para seus colegas presidiários.

Óscar Castro revê a história da emblemática companhia e acompanha-nos num percurso pela nova sede que abriga o grupo no bairro La Cisterna.

LITERATURA

Literatura Latino-Americana no Trilha de Letras

Qual a marca literária desses países que possuem tanto em comum?

A colonização, a dizimação dos povos originais e longas ditaduras são algumas das marcas em comum entre os países que constituem a América Latina. Nesta edição discutiu-se a literatura produzida nessas nações.

O escritor, jornalista e grande tradutor Eric Nepomuceno foi o convidado para esta análise da literatura latino-americana. Também participa do programa o escritor cubano Leonardo Padura.

ARTE

Exposições de Verger

Visite virtualmente exposições de Verger que já aconteceram no mundo.
Em 2002, a Fundação Pierre Verger organizou a exposição O Olhar Viajante de Pierre Fatumbi Verger, uma das maiores mostras fotográficas produzidas no Brasil, que circulou por diversos espaços expositivos no território nacional.

A partir de então, a Fundação promoveu dezenas de outras exposições em diferentes formatos, tamanhos e abordando diversos temas; todas, sempre, com o objetivo de divulgar a obra do fotógrafo francês e, ao mesmo tempo, compartilhar com o público o imenso património cultural da humanidade documentado, salvaguardado e deixado por Verger em forma de pesquisas, textos, áudios, vídeos e, principalmente, de fotografias.

A Fundação Pierre Verger buscou no seu acervo uma forma de continuar a possibilitar o contacto do público com a obra de Verger, oferecendo uma experiência virtual em algumas dessas exposições realizadas, que poderão ser visitadas através de computadores ou smartphones.

Partilhe: