2.ª Palestra CCOceanos: “Década do Oceano”

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

A 2.ª Palestra CCOceanos: Década do Oceano, sob o tema The Ocean Decade: Alterações Climáticas/Previsão dos Oceanos, terá lugar no dia 8 de Junho – Dia Mundial dos Oceanos – em livestream, a partir das 18h00, na Sala Cyrillo Soares no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa.

Os oradores convidados são: Dra. Fátima Abrantes – Doutora em Oceanografia Geológica-Paleoceanografia e Investigadora Principal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Dr. João Vitorino – Oceanógrafo Responsável pela Rede de Monitorização do Canhão Submarino da Nazaré (Instituto Hidrográfico).

A jornalista náutica Nysse Arruda, fundadora e curadora do Centro de Comunicação dos Oceanos – CCOceanos, explica que esta série especial de palestras em Lisboa está a apresentar diversos temas relacionados à mais nova iniciativa da ONU no âmbito do oceano: A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), igualmente chamada de “Década do Oceano (The Ocean Decade)”, tornando assim Portugal num pólo de comunicação e partilha de informação atualizada e conhecimento sobre o Oceano.

Esta série especial de palestras CCOceanos conta com o apoio da COI-UNESCO, entidade coordenadora das preparações da Década da ONU da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável que contribuiu com a identificação e seleção de temas para as palestras e a divulgação internacional dos links da Videoteca CCOceanos Palestras no canal do YouTube.

Vinicius Grunberg Lindoso, encarregado de Comunicação da COI-UNESCO, explica que a colaboração com o Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos através desta série especial de palestras surgiu da necessidade de aumentar o número de ações informativas sobre o oceano e sobre a Década da ONU perante o público português e lusófono, construindo um maior entendimento das questão que abordará a 2.ª Conferência da ONU sobre o Oceano em Lisboa, entretanto adiada para 2021 devido ao atual quadro de crise pandémica mundial.