Qual é a ligação entre o coronavírus e as emergências ecológicas e climáticas?

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Como parte da celebração do 50º aniversário do Dia da Terra, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) discutiu com especialistas e participantes da América Latina – num fórum virtual – sobre o vínculo entre a crise climática e a COVID-19, bem como a urgência dos países abordarem os tópicos de epidemias e pandemias a partir da prevenção.

Sergio Lacambra, líder do Centro de Desastres Naturais e Resiliência do BID, explicou que a relação entre COVID-19, emergências ecológicas e desastres naturais pode ser abordada sob várias perspectivas, uma das quais é ecológica.

Segundo o investigador, “60% de todas as doenças infecciosas nos seres humanos são transmitidas por animais e essa percentagem sobe para 70% quando se fala em novas doenças infecciosas”. Ele afirmou que esse facto “está diretamente relacionado a invasão das florestas, que hospedam inúmeras espécies de animais e, dentro deles, vírus inexplorados e potencialmente novos “.

Ele argumentou ainda que o próprio BID declarou no seu relatório de sustentabilidade de 2019, numa das suas secções, que “quando perturbamos e stressamos esses ecossistemas e espécies, corremos o risco de libertar o vírus dos seus hospedeiros naturais, podendo transmiti-los aos seres humano.

Artigo completo: BID: ¿Cuál es el vínculo entre coronavirus y las emergencias ecológica y climática?

Partilhe: