Programa cultural para o mês de maio

Etiquetas: , , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Como todos os que se encontram condicionados pelo confinamento a que a pandemia obriga, a Casa da América Latina teve que reinventar a forma como divulga a cultura dos países da América Latina, orientando-se predominantemente para conteúdos acessíveis online.

Com um único clique, poderá aceder a todo o tipo de manifestações artísticas e culturais da América Latina, para apreciar e descobrir a diversidade e riqueza da sua música, cinema, artes cénicas, literatura, imagens, sons e artes visuais, todo o património que a define e projeta para o mundo.

Aproveite os museus e galerias, espetáculos e participe no debate de ideias.

Partilhe com a sua família e amigos a experiência da cultura latino-americana.


6 a 12 de maio

CINEMA

Machuca, de Andres Wood. (CH)

Machuca é um filme chileno de 2004 escrito e realizado por Andrés Wood. Situado em Santiago, em 1973, durante o governo socialista de Salvador Allende, até pouco depois do golpe militar do general Augusto Pinochet, o filme conta a história de dois alunos: Gonzalo Infante vem de uma família rica de origem europeia, enquanto Pedro Machuca é de origem indígena e vive em condições muito precárias. Eles reúnem-se numa escola católica de elite em língua inglesa, onde o diretor, padre McEnroe, desenvolve um projeto de integração social.

MÚSICA

Concerto por Fred Martins | RHI Stage  – 7 de maio

Cantor, guitarrista e compositor, Fred Martins teve o seu talento reconhecido no último Prêmio Visa de Música Brasileira quando recebeu o prémio máximo do júri, por unanimidade, ganhando também o voto popular.

Com 7 álbuns lançados, Fred prepara um novo lançamento para 2020. O novo álbum, Ultramarino, reúne as músicas compostas nos anos em que viveu entre Portugal e Espanha e tem produção musical de Hector Castillo (vencedor de 4 Grammy Latinos e colaborador de David Bowie, Björk, Lou Reed e Philip Glass, entre outros).

As suas composições foram também interpretadas por nomes como Ney Matogrosso, Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan, Maria Rita, MPB4, Renato Braz, Susana Travassos, Joana Amendoeira, Beth Bruno, Regina Machado, Paula Santoro, entre outros.

TEATRO

2118, Tragedia Futurista

Através de atores e bonecos no palco, projeções de vídeo e uma poderosa banda ao vivo, o coletivo nacional La Patogallina, juntamente com a dramaturga Carla Zúñiga, cria um espetáculo multimédia de ficção científica e terror político, inspirado na estética do cinema e da banda desenhada retro-futurista. Um universo épico e ilusório que revela a natureza cíclica da história e revela os poderes que, das sombras, gerem o destino do país.

Disponível por teatroamil.tv nos dias 7, 8 e 9 de maio | 28, 29 e 30 de maio 

LITERATURA

A Sombra Do Que Fomos de Luis Sepúlveda

No Podcast da Agenda Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, pode encontrar o LIVRO EM AGENDA, com a referência a A Sombra Do Que Fomos de Luis Sepúlveda, romancista, realizador, guionista, jornalista e ativista político chileno.

ARTE

Museu Ixchel do Traje Indígena

Este museu mostra uma coleção abrangente e inclusiva com espécimes de roupas usadas em todas as comunidades indígenas na Guatemala. 

A coleção principal inclui mais de 7000 tecidos originários de 147 municípios e 34 aldeias, de modo que 181 comunidades estão representadas, com peças desde o final do século XIX e início do XX até hoje.


13 a 19 de maio

CINEMA

Y tu Mamá también, dr Alfonso Cuarón (MEX)

Y Tu Mamá También é um road movie mexicano de 2001 que mistura drama, comédia e sexo, dirigido por Alfonso Cuarón e co-escrito por si e pelo seu irmão Carlos. É protagonizado pelos atores mexicanos Diego Luna e Gael García Bernal e pela atriz espanhola Maribel Verdú.

O filme conta uma história de amadurecimento de dois adolescentes que fazem uma viagem com uma mulher de vinte e poucos anos. É ambientado em 1999, no contexto das realidades políticas e econômicas do México, especificamente no final das sete décadas ininterruptas de presidentes do Partido Revolucionário Institucional e da ascensão da oposição liderada por Vicente Fox.

MÚSICA

Y soy feliz – Campanitas y Talento Trío 

Confira Y soy Feliz, de Leonardo Laverde, uma música que, junto com os quatro irmãos de Maria Mulata e o Talent Trio, conheceu o público neste momento muito especial. Aproveite este Passillo Colombiano a capella.

TEATRO

Carnaval

Com crueza, humor e ternura, Carnaval propõe uma jornada por várias histórias de meninos e meninas ao redor do mundo que sobreviveram a uma realidade dura, violenta e injusta. Apresentadas da perspectiva inocente, mas extremamente dura e direta da infância, as histórias expõem as experiências e emoções sobre o círculo vicioso de pobreza, violência e abandono que as viola permanentemente.

Disponível por Teatroamil.tv nos dias 14, 15 e 16 de maio | 4, 5 e 6 de junho | 25, 26 e 27 de junho

LITERATURA

Festival Literatura em Viagem

O festival Literatura em Viagem (LeV) deste ano vai acontecer online, através das redes sociais do evento e do município de Matosinhos, contando com as participações de escritores como Isabel Allende, Héctor Abad Faciolince e Juan Gabriel Vásquez.

Entre os dias 13 de maio, quarta-feira, e 15 de maio, sexta-feira, a programação contará com quatro sessões diárias (às 17h, 18h, 19h e 22h). Nos dias 16 e 17 de maio, sábado e domingo respetivamente, terão lugar cinco sessões (17h, 18h, 19h, 21h e 22h).

Para assistir às sessões do LeV basta aceder à página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos ou à página da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

ARTE

Museo Botero

O Museo Botero, localizado em Bogotá, Colômbia, abriga uma das mais importantes coleções de arte internacionais da América Latina.Recebe 500.000 visitantes anualmente, cerca de 1.000 diariamente e desses 2.000 estudantes por mês.

No ano 2000, o artista colombiano Fernando Botero doou 208 obras de arte, 123 de sua autoria e 85 de outros artistas internacionais, ao Banco da República. Com esta coleção, o Museu Botero foi fundado no bairro de La Candelaria, no centro histórico de Bogotá, numa mansão colonial adquirida pelo Banco da República e adaptada para abrigar a coleção de arte do próprio Fernando Botero. 


20 a 26 de maio

CINEMA

María Cheia de Graça, de Joshua Marston (COL)

Uma adolescente colombiana grávida torna-se uma mula das drogas para ganhar dinheiro desesperadamente necessário para a sua família.

MÚSICA

Apología Tanguera [fado&tango] – Aixa Figini & Cristina Clara

Aixa Figini, cantora argentina e Cristina Clara, cantora portuguesa, promovem um diálogo musical e poético entre o Fado e o Tango, duas canções tradicionais urbanas.

TEATRO

Discurso

Escrito e dirigido por Guillermo Calderón, o discurso de Michelle Bachelet enuncia uma despedida fictícia que contém as aspirações e frustrações de uma geração que viveu animadamente a eleição da primeira mulher presidente do Chile.

Disponível por Teatroamil.tv em 21, 22 e 23 de maio | 11, 12 e 13 de junho.

LITERATURA

Adão no Éden de Carlos Fuentes

No Podcast da Agenda Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, pode encontrar o LIVRO EM AGENDA Adão no Éden de Carlos Fuentes, escritor e diplomata mexicano.

ARTE

Instituto Inhotim 

O Inhotim é o lar de uma das maiores fundações de arte contemporânea no Brasil e um dos maiores centros de arte ao ar livre da América Latina. Foi fundado pelo ex-magnata da mineração Bernardo Paz em 2004 para abrigar a sua coleção de arte pessoal, mas foi aberta ao público alguns anos depois. 

Localizado em Brumadinho (Minas Gerais), a apenas 60 km de Belo Horizonte, o instituto possui uma área total visitável de 140 hectares, e uma coleção de arte internacionalmente reconhecida.Em Google Arts & Culture, tem disponíveis 4 exposições online: Visão Geral, Inhotim – Na Encruzilhada da Mudança Global, Arte ao Ar Livre e Cildo Meireles no Inhotim.


27 de maio a 3 de junho

CINEMA

Eles não usam Black-Tie, de Leon Hirszman (BRA)

O filme gira em torno de uma família da classe trabalhadora em São Paulo em 1980. Otávio, líder sindicalista, e Romana são os pais de Tião, cuja namorada, Maria, engravida. Temendo ser demitido e, portanto, incapaz de apoiar sua noiva, Tião não participa de uma greve, o que inicia uma série de conflitos familiares.

We Are One: Global Film Festival

Embora o calendário dos festivais de cinema permaneça em desordem, os cinéfilos podem contar com um festival virtual online no próximo mês. A Tribeca Enterprises e o YouTube uniram forças para criar o We Are One: um festival de cinema global. O evento de streaming terá a duração de 10 dias e atrairá conteúdo de 20 festivais mundiais de cinema, incluindo Cannes, Veneza, Toronto e Sundance.

O festival internacional de filmes on-line começará no YouTube de 29 de maio a 7 de junho. Toda a programação será gratuita para o público, que será incentivado a doar para o Fundo de Resposta de Solidariedade COVID-19 da Organização Mundial da Saúde, junto com parceiros de assistência local em várias partes do mundo.

MÚSICA

Miguel Amaral – Corona III (Valsa para soneto de Pablo Neruda)

“Porque a arte esteve sempre ao serviço da humanidade nos tempos mais adversos.

Longe é a palavra dos dias que vivemos. Que o mais breve futuro traga de volta o perto. E que o medo não se intrometa no regresso.

Obrigado aos meus amigos Filipe Teixeira e Marco Oliveira que aceitaram tocar comigo esta valsa que escrevi para um soneto de Pablo Neruda.”

No estés lejos de mí un sólo día, porque cómo,
porque, no sé decírtelo, es largo el día,
y te estaré esperando como en las estaciones
cuando en alguna parte se durmieron los trenes.

No te vayas por una hora porque entonces
en esa hora se juntan las gotas del desvelo
y tal vez todo el humo que anda buscando casa
venga a matar aún mi corazón perdido.

Ay que no se quebrante tu silueta en la arena,
ay que no vuelen tus párpados en la ausencia:
no te vayas por un minuto, bienamada,

porque en ese minuto te habrás ido tan lejos
que yo cruzaré toda la tierra preguntando
si volverás o si me dejarás muriendo.

TEATRO

Tú Amarás

A companhia Bonobo foca a violência em direção à alteridade em contextos democráticos. Através do humor e da ironia, a montagem é construída sobre diálogos rápidos e desconfortáveis, que criam uma atmosfera de medo, absurdo e desconforto.

Disponível por Teatroamil.tv nos dias 7, 8 e 9 de maio | 28, 29 e 30 de maio

LITERATURA

Obra de Machado de Assis

Em homenagem a Machado de Assis, e lembrando o centenário de sua morte, a sua obra completa foi disponibilizada para qualquer usuário na internet, em edições confiáveis e gratuitas. Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público – a biblioteca digital do Ministério da Educação brasileiro – e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e rever as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.

ARTE

Museu ao Ar Livre de Pincoya

O Museu ao Ar Livre de Pincoya é um projeto social de intervenção mural nas ruas da cidade de Santiago do Chile.

O objetivo principal é retratar a história da população com um olhar profundo sobre a realidade histórica popular através da arte mural.

O mural social tem uma história importante na população desde os anos da ditadura, expressando as suas penas mais duras. Dos desaparecimentos e execuções de seus habitantes, aos murais de amor coletivo. 

CIDADANIA

Carlinhos Brown

A mensagem de Carlinhos Brown, de solidariedade, força e esperança diante do coronavírus.

Partilhe: