Leituras em celebração do Dia Mundial da Poesia

Etiquetas: , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Dia Mundial da Poesia

Por causa das circunstâncias adversas em que nos encontramos, foram canceladas as celebrações do Dia Mundial da Poesia, no CCB, onde a Casa da América Latina iria estar presente. Apesar desse facto, tentámos celebrar a poesia de um modo virtual, partilhando com os nossos seguidores nas redes sociais alguns registos vídeo que pedimos aos convidados que iriam estar connosco durante a efeméride.

Esperamos que gostem!


Áurea e Estrela Leminski

A Imprensa Nacional Casa da Moeda vai publicar em Portugal a poesia reunida do poeta brasileiro Paulo Leminski. A edição será em tudo semelhante à que foi publicada no Brasil pela Companhia das Letras, e terá o mesmo nome: Toda Poesia.

As filhas do poeta de Curitiba (1944-1989), Áurea Leminski e Estrela Ruiz  estiveram em Portugal e acederam ao convite da Casa da América Latina para nos lerem alguns poemas do seu pai. 


Javier Alvarado

Nascido a 28 de Agosto de 1982, Javier Alvarado tem uma vasta obra poética, onde se incluem também vários prémios de poesia, quer no seu país quer no estrangeiro. A título de exemplo, venceu o Prémio Nacional de Poesia “Pablo Neruda”, atribuído pela Embaixada do Chile e pela Universidade Tecnológica do Panamá.


Amalia Bautista

Amalia Bautista é uma poeta espanhola nascida em Madrid, em 1962. Conta com 30 anos de atividade poética, e está publicada em Portugal no terceiro volume de uma recolha de Joaquim Manuel Magalhães chamada Trípticos Espanhóis, editada pela Relógio D’Água, e em “Estou Ausente” e “Coração Desabitado”, dois livros editados pela Averno.


Jorge Valdés Diaz Velez

Jorge Valdés Diaz Velez é um poeta mexicano nascido em Torreón, Cohahuila, em 1955. Como diplomata, desempenhou funções de Conselheiro Cultural em Cuba, Argentina, Espanha e Costa Rica, onde foi Diretor do Centro Cultural do México. Venceu o Prémio latino-Americano Plural no género de poesia, obtido no México em 1985, e o Prémio Nacional de Poesia no México, em 1998.

Partilhe: