Tríptico Chileno: Do fim do mundo ao início do universo. Era Uma Vez o Fim do Mundo

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

Afonso Cruz, Raquel Castro e Pedro Mota num ciclo para falar do Chile, organizado pela Casa da América Latina. Três dias para dar a conhecer através destes olhares portugueses o país latino-americano com fotografias, palavras, vídeos e literatura. Desde a Terra do Fogo, no fim do mundo, passando pelos recentes protestos, culminando na transparência do céu de Atacama.

Os intervenientes vão falar sobre o fim do mundo geográfico, o fim dos povos que o habitavam, o fim de um paradigma social, o fim do universo.

Data a anunciar, na Casa da América Latina

Afonso Cruz esteve em residência literária na Patagónia e vai falar-nos dessa experiência, das memórias que guarda do contacto com o país, que em muito ultrapassou a criação literária, recorrendo à mostra de fotografias ilustradoras dessa viagem. 

15 de Abril, na Casa da América Latina 

Raquel Castro, diretora artística do Lisboa SOA, fará uma sessão que inclui uma série de vídeos sobre o Chile. A juntar à exibição destes registos de vídeo, haverá uma conversa de enquadramento. 

21 de Maio, na Casa da América Latina

Pedro Mota, viajante e grande conhecedor do Chile, fará uma sessão onde, se vai falar de literatura chilena, mas não só. Pedro Mota, além de sócio da Livraria Ler Devagar, é astrónomo especialista em exoplanetas e portanto a conversa vai também passar pelos observatórios do deserto de Atacama, que têm uma localização privilegiada: é onde o céu é mais transparente e onde melhor se observa o cosmo. 

Partilhe: