Apresentação do Plano de Ação da OEI em Portugal para 2020

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Realizou-se no dia 29 de janeiro um pequeno-almoço de trabalho promovido pela OEI e destinado à apresentação do Plano de Ação da OEI em Portugal para 2020. O convite à participação foi dirigido às representações diplomáticas ibero-americanas bem como à Casa da América Latina e ao IPDAL. A CAL esteve representada pela sua Secretária-Geral.

A diretora do escritório da OEI em Lisboa, Professora Ana Paula Laborinho, fez uma resenha das atividades desenvolvidas desde a criação desta representação da OEI e apresentou as linhas mestras do trabalho a desenvolver não só em 2020 mas também numa perspetiva plurianual. A ênfase esteve nas atividades no âmbito da capacitação académica embora tenham tido muito realce os projetos da área cultural.

Aos diplomatas da AL foi dada a palavra e, de uma forma geral, as intervenções salientaram a boa qualidade do trabalho da OEI e o incentivo à prossecução desse trabalho.

Entre os principais desafios nacionais nos domínios da Educação, Ciência e Cultura destacam-se algumas medidas identificadas pelo Governo no sentido de prestar uma atenção especial ao pré-escolar para a deteção precoce de problemas de desenvolvimento da linguagem e da numeracia, a promoção de programas de enriquecimento e diversificação curricular nas escolas públicas, nomeadamente assentes na formação artística e na introdução de diferentes línguas estrangeiras, o reforço do Plano Nacional de Promoção do Sucesso escolar, especialmente ao nível do ensino secundário, ou a definição de uma estratégia integrada de ação sobre a aprendizagem da matemática, uma vez que se trata da disciplina com mais insucesso.

Outro dos pontos estratégicos inscrito como prioridade o lançamento de um Plano Nacional de Literacia Democrática com o objetivo de melhorar a qualidade da democracia, através da promoção da literacia e da cidadania. Este Plano Nacional de Literacia Democrática será liderado por um comissariado nacional.

Partilhe: