Casa da América Latina no GreenFest Estoril

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina marcou presença pela primeira vez no  GREENFEST que também se realizou este ano, igualmente pela primeira vez, no Campus da Universidade Nova SBE de Carcavelos de 17 a 20 de outubro.

O maior movimento de sustentabilidade do país centrou-se no tema da água abordando-o nas quatro vertentes: Ambiental, Social, Económica e Cultural, numa reflexão profunda e partilhada por diversos especialistas, cientistas, empresas e a comunidade. Tal como sublinhou Pedro Norton de Matos, o criador desta iniciativa, o “Greenfest tornou-se numa excelente plataforma de partilha de ideias e experiências, abordando as tendências atuais e contribuindo para uma maior visibilidade de projetos e iniciativas de empresas, instituições e cidadãos que se preocupam com o futuro. Porque esse sentido de urgência ambiental não é vivido por todos. Ao fim de 12 anos de caminhada, ainda há muito para fazer”. Reforçou ainda que se trata de um evento “para toda a família, pretendendo ser transversal a toda a sociedade, tal como transversais e globais são os temas aqui tratados”.

A Casa da América Latina participou com dois artesãos, Jóias de Briane Andreis do Brasil e Conpasion da Colômbia de artesanato sustentável, num mercado de produtos onde se apresentaram alternativas ao uso de plástico e a uma utilização mais permanente e menos descartável dos objetos e produtos comercializados. Para além disso, a CAL destacou-se num showcooking onde o Chefe Luís Arotengo do Restaurante peruano Palad’arte, apresentou um ceviche, o prato bandeira da gastronomia peruana, salientando a utilização de produtos biológicos, com origem num comércio justo e sustentável, onde o Peru também tem uma palavra a dizer, afirmando-se como grande produtor agro-alimentar também no que toca aos produtos biológicos.

Partilhe: