Acordo de livre comércio Mercosul e União Europeia

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A organização do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia fecharam no passado dia 28 de junho o acordo de livre-comércio, após duas décadas de negociações.

O Acordo de Associação Estratégica entre os dois blocos – que foi fechado após 48 horas de intensas negociações entre ministros dos países do Mercosul e a Comissão Europeia em Bruxelas – criará uma das maiores áreas de comércio livre do mundo.

Em comunicado, o governo liderado por Jair Bolsonaro defende que o acordo constitui um “marco histórico” para o relacionamento entre as duas partes, que representa um mercado na ordem dos 100 mil milhões de euros com 770 milhões de consumidores, 260 milhões só no Mercosul.

“O acordo garante os principais objetivos traçados pelos países do Mercosul ao melhorar as condições de acesso de bens e serviços para as nossas exportações ao mesmo tempo que permite um tempo de transição para a abertura comercial de bens e serviços dos europeus. O acordo transcende os fins meramente comerciais”, refere, por sua vez, o comunicado do Mercosul.

Fonte: Expresso

Outras notícias:
Acordo comercial com a UE marca o tom da Cimeira dos líderes do Mercosul

Partilhe: