“Estimular o conhecimento mútuo é o trunfo para captar investimento e fazer negócios” – Embaixadores em visita à Vista Alegre e Anadia

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A jornada de trabalho promovida nos dias 11 e 12 de abril pela Casa da América Latina iniciou-se pelo Complexo da Vista Alegre (fábrica, museu, capela, loja), seguido de reunião o Grupo Visabeira.

“A Visabeira iniciou a sua atividade em 1980, nos setores das Telecomunicações e Energia, tornando-se rapidamente líder de mercado. A holding Grupo Visabeira SGPS, S.A. agrega telecomunicações (engenharia de redes fixas e móveis e operações de TV por cabo e fibra ótica), Energia (produção, distribuição e serviços), Tecnologia (desenvolvimento, integração e informação e gestão de sistemas de comunicação) Construção (desenvolvimento de projeto, construção, reabilitação e manutenção de edifícios e infraestruturas). Outras apostas indústria (cerâmica e cristalaria, recursos naturais e cozinhas), turismo, imobiliário e serviços traduzem o dinamismo do Grupo”, referiu o administrador Jorge Costa, na apresentação do Grupo.

Carlos Costa, Diretor Comercial da Vista Alegre explicou o processo de internacionalização do Grupo e como estão presentes com empresas em 21 país e em mais de 70 com produtos e serviços. Questionado pelos diplomatas, surpresos e agradados pela diversidade do Grupo, acaba por admitir que a marca Vista Alegre é sem dúvida a mais conhecida, e na América Latina já tem consumidores na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Republica Dominicana e Panamá .

Hector Virgilio Alcantara, Embaixador da Republica Dominicana, agradeceu o investimento empresarial do Grupo no seu país, acreditando que há ainda muito para explorar nessa relação bilateral, onde o turismo abre imensas oportunidades de negócios” destacou.

“Estimular o conhecimento mútuo é o trunfo para captar investimento e fazer negócios. Mas também é a forma de garantirmos um futuro sustentável e em Anadia apostamos em criar condições para atrair empresas e apoiar a internacionalização do tecido empresarial de qualidade que temos no concelho”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso na reunião de trabalho com os Embaixadores e diplomatas da América Latina. “Estamos curiosos por conhecer um concelho que aposta no desporto de alto rendimento e que já é conhecido por atletas do meu país. Acredito que a qualidade dos produtos portugueses, vinhos, materiais de construção e outros acabarão por vingar na região que hoje tenho a honra de representar”, referiu Brígida Scaffo, Embaixadora do Uruguai em Portugal.

A Rota da Bairrada foi o passo seguinte na intensa jornada que se iniciou cedo. Jorge Sampaio, presidente desta Associação, explicou as virtudes do espumante e vinhos da região, destacando “as suas características antioxidante, contribuindo para atrasar o envelhecimento” salientou. 

“Pavigrés Cerâmicas criada em 1978, dispõe atualmente de 3 fabricas na Anadia e exporta 94% do que produz para mais de 85 mercados diferentes, incluindo a América Latina, embora não seja a região mais forte”, explicou Rui Mariz, Diretor de Exportação, que pretende impulsionar a exportação para a região, certo que a qualidade e o preço dos seus revestimentos adequam-se a esse grande mercado.

A visita à Quinta das Bágeiras, eleita pela Revista “Wine & Spirits” uma das 100 melhores a nível mundial, guiada pelo seu anfitrião Mário Sérgio, evidenciou mais uma vez o setor rei na região, o vitivinícola. A jornada terminou com um “passeio de bicicleta” proporcionado pela Empresa Esmaltina, onde se conversou sobre projetos de mobilidade urbana e onde o administrador Paulo Lemos nos explicou como se transformaram no maior fabricante português de bicicletas e um dos cinco maiores da Europa.