SOFID e CAF em jornada de trabalho com Embaixadores da América Latina

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

“A nova administração da SOFID – Sociedade para o Financiamento ao Desenvolvimento está focada no financiamento a projetos do sector privado, realizados por empresas portuguesas em países em desenvolvimento também na América Latina. Tutelados por dois grandes ministérios, Negócios Estrangeiros e Finanças, a SOFID assume a sua postura de adicionalidade relativamente à banca comercial, nossa parceira, e solicita aos Embaixadores da América Latina o apoio na divulgação destes instrumentos de apoio, junto dos empresários portugueses que diariamente vos procuram e que em conjunto possamos ver projetos de investimento ou ampliação de projetos financiados nos vossos países”, apela Marta Mariz, Presidente Comissão Executiva da SOFID, na jornada de trabalho, realizada na Casa da América Latina, a 17 de janeiro, com a CAF – Confederação Andina de Fomento e os Embaixadores da América Latina em Portugal.

Elogiando a sofisticação e a força crescente da classe média latino-americana, Marta Mariz, destaca a sua importância para economia portuguesa, ciente que os empresários portugueses não estão desatentos perante esta nova e pujante realidade, passando de imediato a palavra ao acionista da SOFID, Ignácio Andino, Diretor da CAF.

“A América Latina é um comboio que devemos apanhar e a CAF, com mais de 700 funcionários espalhados pela região, aposta no apoio à transformação produtiva desses países, na combinação de acções para um desenvolvimento sustentável, no impulso a que esse comboio apanhe a alta velocidade. E é por isso que somos parceiros da SOFID e estamos hoje na CAL, com os Senhores Embaixadores altos representantes da região” salientou Ignácio Andino, no início da sua intervenção.

“A CAF é mais que um Banco, trabalha no financiamento de programas e projetos assumindo um papel catalisador e de intermediação de recursos, no financiamento ao Desenvolvimento. Pretendemos inovar nos produtos e serviços, ser um mitigador de riscos e falhas de mercado, um apoio à integração regional. Gostamos de construir pontes entre a América Latina e o Mundo, encantam-nos pouco os muros, esclareceu o dirigente.”

Ainda durante a sessão foi celebrado um Protocolo de Cooperação entre a SOFID e a CAL, subscrito pelo presidente do Conselho de Administração da SOFID, António Rebelo de Sousa e pela Secretária-geral da CAL, Manuela Júdice.

Partilhe: