A Casa da América Latina em 2019

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

É um hábito, ao iniciar um ano, estabelecer novos propósitos. Em 2019 a CAL entrará no seu 20º aniversário de atividade. Muitas foram durante estas duas décadas as fases e trabalhos por que passou. Criada por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa como um serviço cultural cumprindo o objetivo de divulgar as culturas da América Latina na cidade, a CAL foi evoluindo e, ao cumprir 10 anos, foi alargando a sua atividade às áreas da economia, das empresas e das universidades sendo estas hoje a sua principal e mais consequente área de trabalho.

O ano de 2019 apresenta-se com novos desafios para a Casa da América Latina sendo um dos mais importantes a relação estratégica, cada vez mais forte, entre os vários eixos de trabalho.

Na área da economia e das empresas será dada particular atenção ao tecido empresarial português e latino-americano, em particular às PMEs. Por outro lado, alargada que tem vindo a ser a participação a outros municípios portugueses, a CAL vai aprofundar a relação entre a AL e estes associados no sentido de maximizar as oportunidades que se lhes oferecem nas áreas económica e cultural.

Na área cultural, para além das iniciativas habituais, o Dia Mundial da Poesia que é celebrado desde há 8 anos e a Mostra de Cinema da América Latina que terá a sua 10ª edição, procurar-se-á capitalizar o investimento feito no México com uma jornada sobre Soror Juana Inês de la Cruz e será organizado um colóquio sobre a Literatura de Viagens antecipando as Comemorações dos 500 anos da Viagem de Fernão de Magalhães, onde, mais uma vez, a relação entre Cultura e a Academia estarão em destaque.

Em nome de toda a equipa da CAL aqui fica a promessa de um trabalho dedicado e os votos de um excelente ano de 2019.

Créditos: Fotografia de João de Sousa para a revista Portugal Protocolo

Partilhe: