Entrega do Prémio Científico Mário Quartin Graça 2018

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

18 dezembro
12h00
Casa da América Latina

A entrega do Prémio Científico Mário Quartin Graça, uma parceria entre o Banco Santander Totta e a Casa da América Latina, está marcada para dia 18 de dezembro, às 12h00, na sede da Casa da América Latina, em Lisboa.

Fernando M. Martins, Manaíra Aires Athayde e Gil Correia são os grandes vencedores da 9ª edição deste prémio, que registou o número mais elevado de candidaturas até à data, 119.

Fernando M. Martins, de nacionalidade portuguesa, venceu na categoria de Ciências Económicas e Empresariais, com a tese “Price and wages rigidities: macroeconomic evidence”, concluída no Instituto Superior de Economia e Gestão, uma dissertação sobre a dimensão da rigidez de preços e salários em Portugal, bem como das suas principais fontes.

Manaíra Aires Athayde, de nacionalidade brasileira, destacou-se na categoria de Ciências Sociais e Humanas com a tese “Ruy Belo e o Modernismo Brasileiro. Poesia, Espólio”, realizada na Universidade de Coimbra, onde investiga como determinadas características, práticas e temáticas da literatura brasileira se encontram na construção do discurso poético e crítico de Ruy Belo.

Gil Correia, de nacionalidade portuguesa, foi o vencedor da categoria de Tecnologias e Ciências Naturais, com o trabalho “Integração de caracterização de reservatórios com ajuste de histórico baseado em poços piloto: aplicação ao campo Norne”, realizado na Universidade Estadual de Campinas, onde o investigador aplicou um fluxograma de modelagem geológica aplicada a um reservatório real.

O júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa a Virgílio Coelho, de nacionalidade brasileira, com a tese “O fio de Ariadne: Desilusão e Sensibilidade Politica em Os Maias, de Eça de Queiroz”, concluída na Universidade Federal de Minas Gerais

Os trabalhos foram avaliados por um júri constituído por Luís Bento dos Santos, Administrador do Banco Santander Totta; Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto Superior Técnico; Manuela Júdice, Secretária-Geral da Casa da América Latina; João Proença, Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto; e Pedro Cardim, Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Cada vencedor será premiado com 5000 euros.

Partilhe: