Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos da Juventude – Buenos Aires 2018

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina serviu de palco à Apresentação da Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorrerá entre 6 e 12 de outubro em Buenos Aires, Argentina.

Do cruzamento de vontades entre a Casa da América Latina e o Comité Olímpico de Portugal nasceu a apresentação pública da missão portuguesa, a maior de sempre nos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorreu no lotado auditório da Casa da América Latina e abriu com uma apresentação de dança contemporânea interpretada por bailarinas do Ginásio Clube Português.

Mário Lino da Silva, Vice-Presidente da Casa da América Latina, iniciou a sessão apresentando a Casa da América Latina como um “ponto de encontro entre portugueses e latino-americanos” e Buenos Aires como um lugar único onde estes Jogos, que têm vindo a afirmar-se nos últimos anos, terão certamente o merecido destaque  nos meandros das competições desportivas internacionais.

Marcos Alves, por sua vez, começou por referir as qualidades dos seus pupilos, 41 no total, que far-se-ão representar em 12 modalidades. O Chefe de Missão reforçou que, embora 2018 tenha sido um ano de recordes a nível desportivo, os Jogos representam “muito mais que uma competição” e que deles os atletas portugueses trarão “experiências e ensinamentos que os acompanharão ao longo das suas vidas”.

Oscar Moscariello, Embaixador da Argentina, sublinhou na sua intervenção que o “desporto é uma paixão comum a todos”, falando também no “alcance social” e na “hierarquia de valores” que este representa. Seguiu-se-lhe José Manuel Constantino, que desafiou os atletas presentes a vencerem-se a eles próprios. O Presidente do Comité Olímpico disse ainda depositar “grandes expectativas em relação a esta missão”.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, encerrou a sessão utilizando como tónica uma comparação entre o desporto e a vida, pois ambos “são lugares de superação”. “Força, coragem e determinação” foi o repto de despedida do ministro.

No intervalo dos discursos, houve ainda tempo para a exibição de dois pequenos vídeos alusivos à cidade de Buenos Aires e a #Pandi, a mascote dos Jogos Olímpicos da Juventude.

A Apresentação da Missão de Portugal acabou em grande com os atletas a serem chamados ao palco por modalidade, recebendo das mãos do Chefe de Missão a bandeira a bandeira nacional.

Partilhe: