Comemoração de 20 anos de “Detetives Selvagens”, de Roberto Bolaño

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

4 de outubro
18h30
Casa da América Latina

É já no dia 4 de outubro, às 18h30, que a Casa da América Latina recebe uma sessão de comemoração dos 20 anos de Detetives Selvagens, do chileno Roberto Bolaño. A apresentação do romance ficará a cargo de Sonia Miceli. Por sua vez, Maria Fondo falará sobre Bolaño em Portugal.

Nesta sessão, propor-se-á ainda uma leitura – por alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – de Los Detectives Salvajes, romance polifónico, aberto e ilegível, a partir da temática da procura do livro e do manuscrito encontrado. Aproximando o texto do rico filão – que inclui, entre os muitos exemplos possíveis, clássicos como The Aspern Papers, de Henry James, e obras mais recentes, como Os Papéis de Inglês, de Ruy Duarte de Carvalho – que conjuga a dimensão autorreflexiva da escrita com o romance policial e a literatura de viagem, procuraremos esboçar as possíveis ideias de livro para as quais o romance aponta.

Sonia Miceli é doutorada em Estudos Comparatistas pela Universidade de Lisboa (2017), com uma tese sobre literatura e etnografia em Bernardo Carvalho e Ruy Duarte de Carvalho. É membro do Projeto DIIA – Diálogos Ibéricos e Iberoamericanos (CEC/UL), e os seus interesses de investigação incluem a literatura brasileira contemporânea, literatura e cinema, os estudos de paisagem, as relações entre literatura e antropologia.

Partilhe: