Digital Transformation and Women

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

“Mulheres, motor de transformação!” foi o mote para a declaração gravada da Embaixadora da Colômbia, Carmenza Jaramillo, presidente da Associação de Mulheres Embaixadoras em Portugal na abertura do Seminário “Digital Transformation and Women”, que decorreu dia 30 de maio na Universidade Nova de Lisboa, dia em que a Colômbia oficializa a entrada na NATO, tornando-se no primeiro país da América Latina a fazer parte desta organização.

“É preciso uma agenda para transformar o mundo. É preciso uma partilha de responsabilidades e foco num objectivo concreto para mudar a vida de homens e mulheres hoje” afirmou Graça Fonseca, secretária de Estado para a Modernização Administrativa, apresentando o programa GovTech. Gov Tech “Mudar o mundo só depende de nós” desafia empreendedores a apresentarem projectos inovadores com impacto social e responder aos 17 objectivos de desenvolvimento sustentável da ONU. “Porque a igualdade é sobre direitos humanos e não sobre homens e mulheres”, reforçou.

Amina Sambo-Magaji, Coordenadora para ICT Innovation Entrepreneurship (OIIE) da Nigéria, salienta a necessidade de existirem exemplos de mulheres africanas bem sucedidas, com o objetivo de mudar a maneira de pensar e gerar confiança nas jovens, para abraçarem carreiras mais masculinas. “Desenvolvemos um projeto de mentoring onde mulheres, lideres de opinião nas suas comunidades, se tornam madrinhas de jovens mais desfavorecidas, ajudando-as nas suas carreiras e acompanhando-as no acesso ao digital, formando-as em diferentes áreas de tecnologia”, explicou.

O medo do digital, da revolução 4.0, as novas desigualdades, a iliteracia digital, idosos que já não conseguem acompanhar o tempo novo, o receio da inteligência artificial, as estatísticas deficitárias no que toca ao universo feminino, foram os temas tratados na intervenção de encerramento feita pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sugerindo o tema “Mulher e Educação” para o próximo Seminário.

Veja aqui a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Partilhe: