Visita de Ministro de Relações Exteriores do Uruguai a Portugal inclui visita à Vidigueira

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa reuniu-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, no passado dia 30 de abril. Os dois Ministros assinaram dois Acordos – sobre consultas bilaterais políticas de alto nível. De salientar ainda que o Uruguai está entre os três países com o maior número de estudantes de Língua Portuguesa como língua estrangeira, e que o Uruguai faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde 2015, tendo sido o primeiro país latino-americano a integrar a organização com papel de observador.

À margem da visita oficial, Rodolfo Nin Novoa e sua comitiva, acompanhado pela Embaixadora do Uruguai em Portugal, Brigida Scaffo, visitaram o concelho da Vidigueira, no passado dia 29 de abril, com o objetivo de promover futuras trocas comerciais.

Foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Rui Raposo, no seguimento dos contactos institucionais e empresariais estabelecidos aquando da visita de trabalho organizada pela Casa da América Latina e a Câmara Municipal da Vidigueira, entre 13 e 15 de abril, que reuniu uma comitiva de embaixadores e de delegações oficiais dos países latino-americanos.

A delegação uruguaia visitou espaços como as Ruínas Romanas de São Cucufate, a Vila de Frades (nomeadamente a uma adega tradicional do Vinho de Talha, produto que a Câmara Municipal da Vidigueira pretende candidatar a Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO), bem como a Quinta do Quetzal (produtora Vitivinícola e Centro de Arte Contemporânea).

Fotos | Entrevista no Diário de Notícias do MRE uruguai