TOMI – Inovação urbana na América Latina

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O TOMI – Total Outdoor Media Interactive – é uma solução interativa de comunicação urbana que disponibiliza informação no local certo à hora certa. Tem como objetivo disponibilizar informação e serviços oportunos, relevantes e atualizados, acessíveis a todas as pessoas todos os dias, usando um critério de proximidade.

A ligação de Portugal, o local onde nasceu o TOMI, à América Latina é mais do que histórica. Partilhamos culturas, hábitos e ambições. São vários os países desta região que têm experienciado crescimento tecnológico e pretendemos ser aliados nessa inovação urbana. Sem dúvida que os países latino-americanos são potenciais parceiros no processo de internacionalização do TOMI.

Começámos a nossa viagem da América Latina no Brasil em 2016, instalando inicialmente uma rede de 16 TOMI no Rio de Janeiro. Entretanto já expandimos para novos bairros da cidade e a rede conta já com 26 equipamentos nas zonas de Copacabana, Leme, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Centro do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é uma grande cidade e um importante destino turístico. É uma cidade que precisa de atender às necessidades dos seus residentes e visitantes.

O TOMI tem trabalhado nesta cidade disponibilizando conteúdos atualizados diariamente: notícias, eventos, todos os pontos de interesse, comércio local (restaurantes, lojas, hotéis e muito mais) e transportes. Todos os conteúdos estão disponíveis nas principais línguas latino-americanas: português, espanhol e inglês. Ajudamos, assim, a promover uma comunidade mais informada e participativa, contribuindo para minimizar a desigualdade social e a impulsionar a economia local. Simultaneamente, adquirimos um papel mais ativo no desenvolvimento do Rio como smart city.

Do outro lado do Atlântico, a atuação do TOMI no Rio de Janeiro tem vindo a ser reconhecida internacionalmente. No início de 2018, recebemos o Smart 50 Awards, pela Smart Cities Connect com o projecto “Segurança e Acontecimentos no Rio de Janeiro”.

Mais recentemente, recebemos o prémio o InovaCidade, concedido pelo Instituto Smart City Business America (SCBA) que desenvolve o principal evento de cidades inteligentes da América Latina. Este prémio reconhece o trabalho do TOMI em tornar o Rio de Janeiro uma cidade mais inteligente, ao ajudar a melhorar o seu funcionamento e a promover a qualidade de vida das pessoas.

O desempenho da rede no Rio de Janeiro também superou as nossas expectativas, registando num ano mais de 56 milhões de visualizações, 7,1 milhões de interações e mais de 576 mil fotos enviadas ou partilhadas com outras pessoas, a partir do TOMI.

A inovação tecnológica é cada vez mais importante – tanto no Brasil como em toda a América Latina. O Brasil é apenas o início de uma grande viagem. Brevemente iremos chegar a um novo país latino-americano, onde o TOMI voltará a ter um papel relevante como solução de smart city. Estejam atentos às nossas novidades.

 

José Simões Agostinho
CEO TOMIWORLD